Protesto contra os cortes da educação e contra a reforma da previdência em Porto Velho

Protesto contra os cortes da educação e contra a reforma da previdência em Porto Velho

Fruto de ampla mobilização estudantil decorrente dos protestos de 15 de maio contra os cortes no orçamento da educação, a Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, criou um Comando Unificado de Luta de Estudantes, Técnicos e Docentes. Em plenária unificada de 21 de maio, deliberou-se por convocar o ATO UNIFICADO CONTRA OS CORTES NO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO e CONTRA A “REFORMA” DA PREVIDÊNCIA, além de aprovar PARALISAÇÃO GERAL NO DIA 14/06 – GREVE GERAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Seguindo a agenda nacional orientada pelo SINASEFE, ANDES e CNTE, as entidades estudantis da UNIR, conjuntamente com o comando unificado e outras entidades de classe estão em intensa mobilização nas escolas, no Instituto Federal e na Universidade. O IFRO, terá aulas até às 15h, uma vez que a categoria de técnicos e docentes aprovou participar do ato unificado. Grêmios estudantis também têm mobilizado os estudantes secundaristas. Na UNIR, além do Comando Unificado, assinam a convocatória do Ato os Centros Acadêmicos de: Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Química e a Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe). Em Assembleia Geral dos Estudantes da UNIR, realizada em 27 de maio de 2019 em dois turnos, a proposição de ato unificado foi aprovada pela maioria dos presentes.

Outra atividade de mobilização será a plenária unificada a ser realizada em 28 de maio, no auditório Paulo Freire no campus da UNIR, com o objetivo de discutir os impactos dos cortes na UNIR, IFRO e na rede pública estadual, além de discutir os ataques à autonomia universitária. A atividade visa reforçar o ato do dia 30/05 e a convocação da greve geral de resistência nacional no dia 14/06.