Planejamento de Infraestrutura de tecnologia para 2020 pode atender mais de 25 mil solicitações

Planejamento de Infraestrutura de tecnologia para 2020 pode atender mais de 25 mil solicitações

Porto Velho, RO - Em 2018, servidores do Governo de Rondônia requisitaram um pouco mais de 7 mil serviços voltados à tecnologia. No ano de 2019, esse quantitativo quase dobrou, foram mais 13 mil demandas. Segundo dados do planejamento de infraestrutura de 2020, neste ano as solicitações de serviços podem chegar a 25 mil demandas.

Muitos desses serviços estão voltados para acesso, alteração e movimentação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), além de conectividade de Wi-FI, manutenção em rede, instalação e manutenção de telefones voip, habilitar e desabilitar usuário, gestão e governança em Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como vários outros.

Todos são prestados pela gerência de Infraestrutura da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em conjunto com as gerências de tecnologia da informação implantadas nas secretarias e órgãos de âmbito estadual. Com isso é esperado que os sistemas tenham continuidade no atendimento à população, assim como melhoria nos serviços que já estão sendo prestados e implantar novos serviços por meio dessas solicitações. 

Com a implantação de novos serviços pode-se conseguir aumento nos clientes ativos da Rede de Fibra óptica Infovia e caso seja realizada Parceria Público Privada (PPP), esse alcance cresce para todo o estado de Rondônia. E também a implantação de operação de manutenção preventiva, o que pode minimizar problemas dos órgãos que registram incidentes.

Dashboard ferramenta utilizada para demonstração de dados

De acordo com o superintendente da EpR, coronel Delner Freire, com o planejamento também será possível implantar serviços de detecção e prevenção de códigos maliciosos de sequestro de informações, assim capacitar profissionais para essas demandas.  “As ações de melhoria implantadas em 2019 serão mantidas em 2020 e também haverá programa de capacitação para todas as TI’s do Estado, objetivando o aperfeiçoamento da equipe”, diz Delner.

Umas das novidades nesse planejamento é o desenvolvimento de Dashboard. Essa ferramenta funciona para acompanhamento de precificação dos serviços que estão sendo realizados por parte dos setores de infraestrutura. 

Outro serviço que integra o planejamento, segundo Gabriel Carrijo, gerente de infraestrutura, é a criação e implantação de políticas estaduais voltadas para segurança da informação, acesso, privacidade de dados, backup’s e planos de contingência e recuperação de desastres. “Os sistemas de segurança vão funcionar de forma automatizada e moderna, trazendo mais confiabilidade” ressalta o gerente.