O dia 26 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 26 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

26.7 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio do Madeira.

1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira foge do Forte de Óbidos (PA), onde liderou uma revolta, localizando-se a seguir no Rio Guaporé (RO) e depois tornando-se primeiro governador do Território do Guaporé, Rondônia a partir de 1956.


COMEMORA-SE:

Dia dos Avós. Dia Nacional Antidrogas. Dia do Arqueólogo. Dia da Imprensa Espírita. Católicos lembram São Joaquim e Santa Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, avós de Jesus.

FATOS:

1791 — Nasce Franz Xaver Wolfgang Mozart, compositor austríaco.

1887 — Lançado o Primeiro Livro de Esperanto por Ludwik Lejzer Zamenhof, com o pseudônimo Dr. Esperanto em russo.

1889 — Morre Tobias Barreto de Meneses, escritor brasileiro, professor de  Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Castro Alves

1930 – Morre João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Paraíba. A morte de João Pessoa serviu de estopim para desencadear a Revolução de 1930.

1941 — Segunda Guerra Mundial: em resposta à ocupação japonesa da Indochina Francesa, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e os Países Baixos congelam todos os ativos japoneses e cortam as remessas de petróleo.

1942 — O bombardeio do navio mercante brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.

1953 — Guerra Fria: Fidel Castro lidera um ataque fracassado ao quartel Moncada, iniciando a Revolução Cubana.  

1989 — Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell (EUA), torna-se a primeira pessoa a ser processada pela Lei de Fraude e Abuso de Informática.

2016 — Hillary Clinton torna-se a primeira mulher a ser indicada a concorrer à presidência dos EUA, pelos Democratas.

FOTO DO DIA:

Localizado a mais de 700 KM por via rodoviária desde Porto Velho, capital de Rondônia, o município de Costa Marques, à margem do Rio Guaporé na fronteira com a Bolívia, é sede de uma das grandes obras da engenharia militar portuguesa no Brasil, o Real Forte do Príncipe da Beira, e também onde fica a sede da Irmandade do Senhor do Divino Espírito Santo, certamente a mais longa procissão fluvial do mundo, que começa no domingo de Páscoa e se encerra no domingo de Pentecostes, visitando 50 cidades de localidades brasileiras e bolivianas naquele rio.