O dia 27 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O dia 27 de julho na história de Rondônia, Brasil e mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

27.7 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

Em 1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista do município, tendo como professora a senhorita Tevelina Guapindaia.

COMEMORA-SE:

Dia do Pediatra. Dia do Motociclista.  Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Católicos lembram São Clemente de Ochrida, São Celestino I e São Pantaleão, Santa Natália.

FATOS:

1794 — Revolução Francesa: Maximilien Robespierre é preso após encorajar a execução de mais de 17 mil “inimigos da Revolução”.

1921 — Pesquisadores da Universidade de Toronto, liderados pelo bioquímico Frederick Banting, provam que o hormônio insulina regula o açúcar no sangue.

1824 -Nasce Alexandre Dumas Filho, escritor francês, autor do clássico “A Dama das Camélias.  

1930 - Hare Hunt Porky divulga a primeira versão do coelho Pernalonga.  

1939 — Nasceu o cantor italiano Peppino Di Capri, principal sucesso a música “Roberta”.

1945 — A Administração Militar Soviética divide o território alemão sob sua ocupação em áreas com administrações centrais, que se tornariam os estados da Alemanha Oriental.

1970 — Falece António de Oliveira Salazar, durante mais de 30 anos ditador de Portugal.

1996 — Atentado terrorista nos Jogos Olímpicos de Atlanta: dois mortos e 11 feridos por explosão de uma bomba no Estádio Centenário.

2018 — Ocorre o eclipse lunar total mais longo do século XXI. 

FOTO DO DIA:

Localizada às margens da RO 010, uma extensão da rodovia BR-364 que chega até ao Vale do Guaporé, a cidade de Rolim de Moura, cujo nome é homenagem a Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, segundo governador da capitania de Mato Grosso, a cujo Estado pertencia a região até à criação do Território Federal do Guaporé em 1943, fica a 482 Km de Porto Velho. Rolim de Moura é um importante polo regional, sendo a cidade mais populosa e economicamente ativa da Zona da Mata Rondoniense, e no trecho em que a RO a atravessa, se transforma na avenida  25 de Agosto, com mais de 100 metros de largura, em duas faixas de rolagem bem distintas.