Programa “Mamãe Cheguei” contempla gestantes com um kit enxoval em Itapuã do Oeste

Programa “Mamãe Cheguei” contempla gestantes com um kit enxoval em Itapuã do Oeste

Em 2020 foram entregues 1.712 kits enxoval do “Mamãe Cheguei” e no primeiro semestre de 2021 foram 1.070

 

Porto Velho, RO - Por ocasião da 4ª Semana do Bebê 2021, realizada de 23 a 26 pela prefeitura de Itapuã do Oeste, o Governo de Rondônia entregou mais 11 kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Durante este ano, pelo menos 82 mulheres foram contempladas com o kit do programa coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Na mesma solenidade de entrega, foi feita a troca de faixa do Bebê Prefeito 2020-2021, Emanuel Enoque Oliveira Martins para o Bebê Prefeito 2021-2022, Josué Alves da Silva, com 40 dias de nascido. Josué é filho de Carla Alves dos Santos Silva e José de Ribamar de Almeida da Silva. Além da faixa, ele recebeu certificado, a chave da prefeitura simbolicamente, fraldas descartáveis e um presente surpresa. Enquanto a família terá acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o suporte necessário para o desenvolvimento da criança e o fortalecimento do vínculo familiar.

Bebê prefeito, Josué Alves da Silva, assume o cargo por um ano

Os requisitos para ser eleito Bebê Prefeito por um ano é ser beneficiário de algum serviço da política de assistência social no Cras, como Cadastro Único, Bolsa Família (Auxílio Brasil) e os programas “Mamãe Cheguei”, Criança Feliz e “Crescendo Bem”, que antes se chamava Criança Feliz+.

O programa “Mamãe Cheguei” tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo parental entre a gestante e o recém-nascido, o incentivo à realização do pré-natal e o fornecimento de kit enxoval contendo 19 itens, entre banheira, travesseiro, jogo de lençol, fraldas, kit pagão, macacões, camisetas, calças, meias, cueiros e toalha.

Com base no programa, as gestantes recebem orientações e informações sobre o aleitamento materno, parto, cuidados com o bebê, planejamento familiar, vacinas, doenças sexualmente transmissíveis, nutrição, entre outras. Em 2020 foram entregues 1.712 kits e no primeiro semestre de 2021 foram 1.070.

SÃO CARLOS

Nesta semana, a Seas iniciou a entrega de kits enxoval no distrito de São Carlos, região de Porto Velho, onde pelo menos 12 mulheres grávidas, previamente cadastradas, estão sendo beneficiadas; e outras três gestantes de comunidades do entorno, totalizando 15 kits entregues nesta segunda-feira (29).