Pit stop marca dia D de combate ao Aedes aegypti

Pit stop marca dia D de combate ao Aedes aegypti

Ação buscou conscientizar a população no principal centro comercial da cidade

Porto Velho, RO - O sábado (27) foi lembrado em Porto Velho pelo dia D de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Um pit stop foi realizado no principal centro comercial para conscientizar as pessoas sobre os cuidados preventivos e fortalecer as orientações sobre sintomas das doenças.

Cerca de 20 agentes de Combate às Endemias participaram da ação no cruzamento da 7 de setembro e Campos Sales. Faixas foram expostas e panfletos foram distribuídos para pedestres e condutores que passavam pelo local. “De outubro a maio é o período mais crítico da dengue devido às chuvas intensas, então todos os anos, no último sábado do mês de novembro, fazemos essa ação”, explicou Antônia Brasil, assessora da Unidade de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

De janeiro a outubro foram 450 casos notificados de dengue no município. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) apontou os bairros Embratel, Igarapé, Aponiã, Santa Bárbara, Mariana e São Francisco como os mais críticos e sinalizou para o índice 2.6, que representa estado de alerta para a doença.