Presidente recebe empresários americanos durante a 8ª Rondônia Rural Show

Presidente recebe empresários americanos durante a 8ª Rondônia Rural Show

Porto Velho, RO - Durante a 8ª Rondônia Rural Show, a maior feira de agronegócios da região Norte, uma gama de empresas nacionais e internacionais, apresentou seus produtos e oportunidades de negócios dentro dos mais variados segmentos. 

Na quinta-feira (23), na sede provisória da Assembleia Legislativa, instalada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, o presidente da Casa de Leis, Laerte Gomes (PSDB) recebeu a diretoria da Pacific Software Inc., empresa americana de tecnologia emergente posicionada para investimentos, fusões e aquisições de tecnologias e plataformas de software. 

Peter Pizzino e Robert Johnson, respectivamente, presidente e consultor geral da empresa, explicaram ao parlamentar que a Pacific Software Inc. está projetando e desenvolvendo soluções de e-commerce para setores altamente dependentes da transparência, responsabilidade e eficiência da cadeia de suprimentos para os compradores. 

Segundo o grupo americano, a explosão do comércio eletrônico gerou oportunidades, sem precedentes, para o comércio internacional. Em um ato de intensificação, a China adotou a iniciativa e rota para acelerar o comércio transcontinental. 

“Nós somos uma empresa de tecnologia e desenvolvemos soluções de uma forma que empresas possam negociar com outras empresas, neste caso, com pessoas daqui dessa região com o mercado chinês, independentemente de qual seja o produto”, apresentou Pizzino. 

No entanto, o grupo explica que o sucesso em um campo de atuação global exige questões de navegação como as barreiras de idioma, ambientes normativos, fronteiras geográficas e transações fraudulentas. 

No primeiro trimestre de 2019, a Pacific Software Inc. projetou a Boapin, uma ponte multilíngue e digital voltada para soluções de e-commerce e blockhain, com vistas a ampliar, especificamente o comércio no Brasil, na China e no resto do mundo. 

“O grande estado de Rondônia é um produtor de produtos agrícolas de classe mundial e esperamos trabalhar com produtores locais para fornecer acesso à tecnologia de ponta e oportunidades ampliadas de geração de receita no comércio internacional”, esclareceu Peter Pizzino. 

Após ouvir a explanação dos empresários americanos, Laerte Gomes agradeceu a visita do grupo a Rondônia, em especial a Ji-Paraná e a feira de agronegócios. O parlamentar ressaltou a importância do evento para o setor produtivo do estado e do potencial de retorno de investimento que a Rondônia Rural Show possibilita aos produtores. 

“Rondônia precisa justamente buscar tecnologia. Temos um potencial maravilhoso, mas não exploramos. Em área territorial, somos maiores que o estado do Paraná, e com um orçamento 10 vezes menor. Ao mesmo tempo, temos aqui a vantagem da natureza, onde chove muito e não temos períodos de geada, de frio, além de sermos ricos em bacia hidrográfica”, destacou Laerte Gomes. 

Sobre a plataforma apresentada pela Pacific Software Inc., o presidente disse considerar fantástica a possibilidade de proporcionar ao pequeno produtor, o mesmo alcance do grande. 

“Essa é uma das maiores dificuldades que eu vejo em Rondônia, porque somos um estado diferente de outros. Somos um estado de pequenas propriedades, chamadas de agricultura familiar. Aqui, 80% das nossas propriedades são pequenas e, sozinhos, os produtores não têm condição de negociar seu produto, ele terá sempre um atravessador no meio, para reprimir o lucro dele. Isso, acaba tirando esse pequeno produtor do mercado, e nesse sentido, a ferramenta de vocês é maravilhosa”, argumentou o presidente. 

Laerte Gomes garantiu aos americanos que Rondônia será o estado que mais crescerá no Brasil nos próximos 10 anos, percentualmente. 

“Nós crescemos aqui como a China crescia, 7%, 8% ao ano e, agregando tecnologia a esse desenvolvimento rápido, aumentamos nosso potencial”, enfatizou o parlamentar. 

O presidente comentou o interesse do governo Chinês em expandir negócios com o setor de alimentos no Brasil e contou ao grupo americano que recebeu um grupo de chineses há alguns meses. 

“Estamos trabalhando a possibilidade de, junto com uma província da China e o estado de Rondônia, realizarmos um intercâmbio, transformando-os em estados coirmãos. Isso elimina burocracia para atrair investimentos. No estado do Mato Grosso do Sul, uma única empresa chinesa investiu R$ 2 bilhões em uma empresa local. Como se pode ver, a China optou em se desenvolver, crescer e o Brasil se preocupou em burocratizar. No Brasil, se preocupam mais com questões ambientais do que com o cidadão passando fome”, disse Laerte. 

Ele disse entender a importância e da necessidade da responsabilidade e da consciência ambiental, porém, diz que é preciso desburocratizar e deixar crescer, deixar o produtor produzir. 

“Pelo menos aqui em Rondônia esperamos que o atual Governo tome um novo rumo e que o setor produtivo possa ser reconhecido como a nossa principal aptidão e receber os investimentos necessários para alavancarmos a economia, a geração de empregos, o desenvolvimento como um todo”, concluiu o presidente que agradeceu a visita do grupo americano e abriu as portas da Assembleia para receber a empresa e seu produto. 

“Vamos organizar uma reunião junto com a frente Brasil-China, empresários de Rondônia par conversarmos sobre negócios e investimentos. Esse será um primeiro passo para quem sabe, uma parceria de muito sucesso”, finalizou o presidente Laerte Gomes.