Prefeitura intensifica trabalho para minimizar alagações em Porto Velho

Prefeitura intensifica trabalho para minimizar alagações em Porto Velho

Porto Velho, RO - Seguindo determinação do prefeito Hildon Chaves, a Prefeitura de Porto Velho intensificou o trabalho para minimizar os alagamentos decorrentes das fortes chuvas que são comuns nessa época do ano. Além da limpeza dos canais, a Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop), está desobstruindo bueiros e ampliando o número de galerias na cidade.

Várias frentes de trabalho estão sendo realizadas para evitar que novos alagamentos aconteçam, mas, segundo a Suop, devido a elevação do nível do rio Madeira, que marca 13,60 metros, o volume de água nos canais e igarapés também se elevou, impedindo o escoamento da água pluvial.

Para ser ter uma ideia, nesta quarta-feira (9/1), até às 11h, choveu o equivalente a 92 mm de água, cerca de 25% da chuva que é esperada para todo o mês de janeiro, conforme dados informados pela Sistema de proteção da Amazônia. “Como o rio e os córregos estão cheios, a capacidade de escoamento acabou prejudicada”, explicou Diego Andrade Lage, titular da Suop.

É importante destacar que bueiros estão sendo desobstruídos em várias ruas de Porto Velho, mas a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa. O descarte inadequado de eletrodomésticos, móveis e outros dejetos, nos canais, e o lixo jogado nas ruas, acabam obstruindo o curso da água causando alagações.

Segundo o secretário Diego Andrade Lage, após as chuvas, o nível dos canais e igarapés diminuíram, sendo possível o escoamento das águas. “Um exemplo é o cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Rio Madeira, que estava alagada e, minutos depois que escorreu, voltou ao normal”.

Além da Suop, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e a Defesa Civil Municipal, continuarão trabalhando de forma intensiva para amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas.