Rondônia quer mandar três agentes penitenciários para ajudar Ceará

Rondônia quer mandar três agentes penitenciários para ajudar Ceará

Porto Velho, RO - O Coordenador Geral do Sistema Penitenciário, Célio Luiz de Lima sugeriu à Secretária de Estado da Justiça Etelvina da Costa Rocha que envie três agentes penitenciários de Rondônia para compor a equipe da intervenção no Estado do Ceará.

A sugestão foi feita nesta manhã através de memorando. (Confira abaixo).

O Ceará  recebeu um reforço de mais 200 agentes da Força Nacional na noite da última segunda-feira (7), de acordo com o Governo do Estado. Trezentos agentes da tropa federal já atuam no Ceará desde sexta-feira (5), na tentativa de conter a onda de ataques que ocorre no estado há seis dias. Os crimes, no entanto, continuaram no domingo e nesta segunda-feira.

Em todo o estado, ocorreram 153 ações criminosas desde quarta-feira(2). Em um dos crimes mais ousados, um bando explodiu a coluna de um viaduto na BR-020, em Caucaia. A estrutura recebe escoras e está bloqueada para o tráfego de veículos. Em Limoeiro do Norte, criminosos explodiram a antena de uma telefonia e deixaram 12 cidades sem sinal em celulares.

O Ceará recebeu também reforço de 100 policiais militares da Bahia e 50 policiais rodoviários federais, que atuam em conjunto na tentativa de conter a onda de violência.

As ações criminosas são uma reação de membros de facção à proposta do Governo do Estado de reforçar a fiscalização nos presídios para evitar a entrada de celulares. Os criminosos pedem também, por meio de pichações em prédios públicos, a saída do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuqurque, que afirmou que iria acabar com a divisão de facções nos presídios do Ceará.

Atualmente, cada presídio do estado abriga internos integrantes da mesma organização criminosa.

Confira abaixo:
Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS
Memorando nº 104/2019/SEJUS-COGESPEN

                                                                  Em 09 de janeiro de 2019.

À Excelentíssima

ETELVINA DA COSTA ROCHA

Secretária de Estado de Justiça – SEJUS

Secretaria de Estado de Justiça – SEJUS

Assunto: Sugestão de servidores para compor equipe de intervenção 

Senhora Secretária,

Ao tempo que cumprimento a Vossa Excelência, venho por intermédio deste expediente, sugerir os servidores abaixo nominados, com o fito de compor a equipe da intervenção no Estado do Ceará.

Como de curial conhecimento, de acordo com as veiculações midiáticas, aquela Federação está sofrendo com ataques das organizações criminosas, como queima de veículos e deterioração de patrimônio público, daí porque a intervenção.

Para tanto, este Coordenador sugere os seguintes servidores:

SERVIDOR MATRÍCULA COMARCA

Franciole Soares Ferreira300098287Rolim de Moura

Mesaque Antônio de Almeida300094420Cacoal

Rubens Silva de Oliveira300088241Ji-Paraná

Sem mais para o momento, e me aproveitando desta cártula, renovo meus mais elevados votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

CÉLIO LUIZ DE LIMA

Coordenador Geral do Sistema Penitenciário

SEJUS/RO

Documento assinado eletronicamente por CELIO LUIZ DE LIMA, Coordenador(a), em 09/01/2019, às 12:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no caput III, art. 12 do Decreto nº 21.794, de 5 Abril de 2017.