Pré-candidata à reeleição, Glaucione faz balanço de sua gestão, analisa escolha do vice e responde adversários: “Cacoal não se permite mais o retrocesso”

Pré-candidata à reeleição, Glaucione faz balanço de sua gestão, analisa escolha do vice e responde adversários: “Cacoal não se permite mais o retrocesso”

Porto Velho, RO - A prefeita Glaucione Rodrigues (MDB), pré-candidata à reeleição no município de Cacoal, concedeu entrevista ao Extra de Rondônia, momento que fez uma análise da sua gestão e respondeu às críticas feitas nas últimas semanas pelos seus principais concorrentes ao Palácio do Café: o deputado estadual Adailton “Fúria” e o escolhido do Democratas, Marco Aurélio Vasques. 

Na entrevista, Glaucione explicou os emotivos pelo qual acredita que deve ser reconduzida ao cargo.

Com relação ao nome de vice-prefeito, Glaucione afirmou que ainda não está definido e, em mensagem à população, garantiu que “Cacoal não se permite mais o retrocesso”.

 

>>> LEIA, ABAIXO, A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

EXTRA – A senhora é uma pré-candidata natural à reeleição em Cacoal, já que todos os prefeitos buscam a continuidade dos seus trabalhos. Por quais motivos a senhora acredita que deve continuar na prefeitura?

GLAUCIONE – A reeleição é uma oportunidade para concluirmos o trabalho que iniciamos desde o primeiro dia do mandato. Esse trabalho colocou o município de Cacoal, entre aqueles que mais investiram em obras de infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida da população.  Atualmente, a prefeitura de Cacoal está com obras em execução que somam R$ 100 milhões.

Posso destacar aqui, os investimentos de R$ 28 milhões que estão sendo realizados em obras de macro drenagem. Essas obras colocam fim aos problemas crônicos de alagamento que existiam em ruas e avenidas localizadas nos bairros da região central de Cacoal. Por exemplo as avenidas, Espírito Santo, Jucimeira, Porto Alegre, Recife, Sete de Setembro, além do Anel Viário. Essa era uma antiga reivindicação da população que mora nessa região há mais de 30 anos.  Avançamos também com as obras de saneamento básico nos bairros São Marcos, Santo Antônio, Conjunto Halley, Josino Brito, Jardim Itália e Novo Cacoal.

Esses investimentos só foram possíveis porque desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de priorizarmos a elaboração de projetos e a liberação de recursos junto a bancada federal e também buscamos o apoio do governo do estado. Minha pré-candidatura a reeleição tem o propósito de ampliar esse trabalho em todas as áreas e manter a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida dos cacoalenses.

 

EXTRA – Entre todas as obras e projetos, qual é o maior “orgulho” de sua administração?

GLAUCIONE – A restauração de 100% da malha urbana. Hoje, você não precisa mais escolher rua ou avenida para andar em Cacoal, como ocorria no passado. Além desse trabalho de recuperação urbana, avançamos também com as obras de saneamento básico e pavimentação nos bairros. São obras que me trazem um sentimento de realização, porque impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Glaucione ainda não definiu o nome do vice / Foto: Divulgação

EXTRA – Por quais partidos está formado seu grupo político? Seus representantes na esfera estadual e federal ajudam o município de Cacoal?

GLAUCIONE – Costumo dizer que meu grupo político sempre será formado por aqueles que trabalham para melhorar cada vez mais o nosso município. Esse sentimento me possibilitou trabalhar com todos os parlamentares da bancada federal. Sempre que vou a Brasília, faço questão de visitar todos os gabinetes dos deputados federais e dos senadores e colocar o município de Cacoal a disposição deles para a destinação de recursos. E, quando eles destinam recursos para atender o município, eu os recebo com um “tapete vermelho”. Essa é a minha forma de trabalhar, valorizando e reconhecendo as parcerias e os apoios que tenho recebido. Assim, também tem sido em nível de estado, especialmente com as parcerias de trabalho que tenho mantida com o governador Marcos Rocha.

 

EXTRA – Já escolheu quem o acompanhará na vaga de vice nas eleições?

GLAUCIONE – Estamos em contato com alguns bons nomes. Por enquanto, não tem nada definido.  Queremos chegar a um nome que venha fortalecer ainda mais esse trabalho que está sendo realizado.

 

EXTRA – Nas entrevistas concedidas ao Extra de Rondônia, os pré-candidatos à vaga de prefeito em Cacoal, Marco Vasquez e “Fúria” têm criticado, principalmente, a saúde pública municipal em decorrência da fragilidade do setor. Qual é sua resposta a eles e aos questionamentos da sociedade?

GLAUCIONE – Diante das limitações do SUS, melhorar a saúde pública é um desafio que enfrentamos diariamente.  A prefeitura de Cacoal tem um excelente quadro de profissionais na área da saúde que tem contribuído de forma extraordinária com o fortalecimento da politica municipal de saúde. Graças a esse trabalho que vínhamos realizando, o município de Cacoal tem se destacado no combate a pandemia da Covid. Essa realidade é uma demonstração do quanto estamos comprometidos com o bem estar da população.

Dentro do nosso mandato nós colocamos uma Unidade Central de Saúde-UCS para funcionar. Essa UCS é um pronto socorro de média e baixa complexidade, e se tornou uma referência no atendimento para a população. Nesse período centralizamos todos os atendimentos dos pacientes da Covid para essa UCS.

Também inauguramos cinco Unidades Básicas de Saúde- UBS para reforçar o atendimento a comunidade. Todas contam com equipes de médico da família e funcionam muito bem. Também estamos realizando um amplo projeto de reforma de todas as Unidades Básicas de Saúde-UBS que há anos não recebiam melhorias em suas estruturas físicas. Aquelas  que não foram construídas nesse mandato foram reformadas, faltando apenas uma que deverá iniciar a reforma nos próximos dias. Com isso, chegaremos a 100% das Unidades de Saúde totalmente revitalizadas para atender a população. Conseguimos manter na rede municipal de saúde medicamentos que antes não existiam, isso foi muito importante para melhorar as condições de atendimento aos pacientes. Esse esforço também beneficiou nossos médicos e técnicos da área da saúde que contam com melhores condições de trabalho em todas as unidades de saúde municipal.

EXTRA – Qual é a mensagem que a senhora deixa para os moradores de Cacoal?

GLAUCIONE – Uma mensagem de fé e esperança, sobretudo de esperança em dias melhores porque lançamos as bases para esse novo ciclo de desenvolvimento do município. Temos atualmente um dos melhores índices de empregabilidade do estado, durante o nosso mandato tivemos a instalação de grandes empresas, outras, ainda estão em fase de instalação. Novos investidores continuam chegando ao município.  Esse cenário contribuiu para que o IBGE reconhecesse o município de Cacoal como uma das Capitais Regionais de Rondônia.

Isso demonstra o quanto avançamos em nosso propósito de trabalhar todos os dias para honrar os cacoalenses e elevar o nome do nosso município. Meu sentimento é de que diante dos desafios que temos pela frente, Cacoal não se permite mais o retrocesso. Precisamos trabalhar com afinco para sustentarmos essa posição que conquistamos em nível de estado e manter Cacoal como referência para toda a região central do estado.