Operação Domain cumpre mandados de prisão em investigação sobre exploração de madeira

Operação Domain cumpre mandados de prisão em investigação sobre exploração de madeira

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Domain, desencadeada para dar cumprimento a três mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho. Os mandados estão sendo cumpridos na Capital, em Ariquemes e no município de Campo Grande (MS).

Segundo a Polícia, trata-se de uma ação ostensiva, no bojo das ações da Operação Verde Brasil 2, que decorre das investigações desenvolvidas na “Operação Deforest 2”, deflagrada no dia 17 de março deste ano, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada à exploração ilegal de madeira na região da Ponta do Abunã, distrito de Porto Velho.

Após a deflagração e posterior análise dos materiais apreendidos, identificou-se que o grupo criminoso permaneceu atuando, mesmo com seu suposto líder preso em uma unidade prisional, de onde repassava ordens aos comparsas para a continuidade dos crimes praticados.

Durante a fiscalização realizada pela SEDAM, órgão ambiental do estado de Rondônia, em paralelo à deflagração da “Operação Deforest 2”, foram apreendidos cerca de 4.000 m³ de madeira ilegal nas empresas vinculadas ao grupo, totalizando mais de R$ 3.800.000,00 em valor médio de mercado.

Diante deste cenário, embora preso, o chefe da Orcrim detinha total controle da administração das madeireiras e, logicamente, tinha ciência de que as empresas permaneciam comercializando madeira ilegal e burlando o Sistema de Créditos Florestais (SISDOF).

Os presos serão ouvidos na sede da Polícia Federal e responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.

O termo “Domain”, que significa “domínio” em latim, refere-se ao fato de que o líder da organização criminosa, mesmo preso no sistema penitenciário, permanece exercendo domínio sobre as ações e os integrantes do grupo.