Prefeitura de Porto Velho cria um comitê de gestão para planejar retorno às aulas presenciais

Prefeitura de Porto Velho cria um comitê de gestão para planejar retorno às aulas presenciais

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou um Comitê de Gestão e Decisão para junto com outras entidades montar um Plano de Retorno às Aulas Presenciais.

Participam desse comitê a Semed, Conselho Municipal de Educação, Sintero, Sinprof, Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, além do Ministério Público de Rondônia. Neste momento de pandemia, as entidades estão mapeando os riscos da saúde, pedagógicos e financeiros do retorno as aulas.

O Comitê parte dos principais questionamentos, que são: por que reabrir? quando, onde e quais Escolas reabrir? Como reabrir? Para então, alinhar e executar protocolos sanitários e ações educacionais necessárias para uma volta às aulas de forma segura para alunos, profissionais e famílias.

As ações estratégicas do Comitê levam em conta as medidas sanitárias (distanciamento social na escola, controle de temperatura de estudantes e servidores, disponibilidade de máscaras individuais etc.), medidas pedagógicas (Políticas Educacionais), medidas administrativas e financeiras e medidas de prevenção e controle para profissionais da Educação, alunos e famílias.

Segundo Márcio Félix, Secretário Municipal de Educação, “o plano está sendo elaborado de forma coletiva e democrática” e pode ser revisto a qualquer tempo, quando os membros do Comitê julgarem necessário efetivar revisões.