O dia 24 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 24 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

24.6 – BOM DIA (E VIVA SÃO JOÃO!!!!).

RONDÔNIA:

1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no bairro do Mocambo, tendo como presidente o sr. Hermógenes Santos e como Mãe do Terreiro a senhora Esperança Rita. Em 1935 foi reinstalada no Bairro de Santa Bárbara.

COMEMORA-SE:

Dia das Empresas Gráficas. Católicos lembram Natividade de São João Batista, São Vicente Lelis, São Festo e São João, mártires.

FATOS:

109 — O imperador romano Trajano inaugura a Água Trajana, um aqueduto que canaliza a água do Lago de Bracciano, a 40 quilômetros ao noroeste de Roma.

1519 – Morre Lucrécia Bórgia, ou Borja, nobre italiana, a quem a história lhe atribuiu todo tipo de crimes e vícios, até o ponto de ter sido considerada o protótipo da maldade.

1911 – Nasce Juan Manuel Fangio, automobilista argentino, vice-campeão da 1ª Fórmula e 5 vezes campeão do mundo.

1935 — Morre Carlos Gardel, cantor e compositor e voz maior do tango argentino.  

1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro avistamento de OVNIs amplamente divulgado perto do Monte Rainier, em Washington.

1948 — Guerra Fria: início do Bloqueio de Berlim: a União Soviética torna impossível viajar por terra entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.

1995 — "Final da Copa do Mundo de Rúgbi": África do Sul derrota a Nova Zelândia, Nelson Mandela, em um icônico momento pós-apartheid.

2001 – Morre Milton Santos, brasileiro, considerado por muitos como um dos maiores geógrafos do mundo.

FOTO DO DIA:

Este ano festa de São João é só lembrança, especialmente no Nordeste, onde alcança grandes comemorações reunindo milhões de pessoas.

A mais tradicional comemoração religiosa-folclórica do país teve de ser adiada, mas a data não fica no esquecimento, porque, para os cristãos é a data da Natividade de São João Batista, que batizou Jesus no Rio Jordão.


•    ERRATA: Na edição de ontem,23, citei que  São Zacarias e Santa Izabel eram “pais da Virgem Maria”. Errei, eram pais de São João Batista. Agradeço aos  muitos que corrigiram.