Projeto de Lei do deputado Jair Montes propõe a estadualização das estradas vicinais da linha 21

Projeto de Lei do deputado Jair Montes propõe a estadualização das estradas vicinais da linha 21

O deputado estadual Jair Montes (Avante) enviou o projeto de lei ao Governo do Estado de Rondônia que tem como objetivo estadualizar as estradas vicinais denominadas como Linha 21 no âmbito do Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão e da 8ª Linha do Projeto de Assentamento Taquara, no âmbito do município de Nova Mamoré e Porto Velho. 

 Por sua vez, a estrada vicinal incorporada à malha rodoviária estadual inicia-se na RO – 420 (Linha D), coletora principal do PIC Sidney Girão, interligando a Linha 21 a 8ª Linha do Projeto de Assentado Taquara, finalizando seu trecho na BR. 425. Com essa iniciativa, cria uma rota alternativa no caso de cheia e alagação que venha ocorrer mediante transbordamento do rio Madeira nos períodos das chuvas. 

O parlamentar enfatiza que a alteração é necessária, visto que a estrada se apresenta como um importante eixo de ligação entre municípios. 

“O projeto é de extrema importância para a implantação de melhorias do trecho que servirá de rota para escoar a produção de grãos, leite e gado de corte, cultivados e produzidos nas propriedades rurais em larga escala na área de entorno que compreende as estradas vicinais incorporadas a malha rodoviária estadual.” Afirma o deputado. 

Desse modo, a estadualização é uma antiga reivindicação das comunidades dos projetos de assentamento e colonização na Região de Fronteira entre o Brasil e a Bolívia.