O dia 24 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 24 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

24.11.20
O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 24 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA:

Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno, à margem da rodovia BR-364 e  550 quilômetros de Porto Velho, foi oficialmente instalado como município do Território de Rondônia, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho.

COMEMORA-SE:

Dia Mundial do Rio. Católicos lembram Santa Ana Maria Sala.  Santo André Dung-Lac. São Crisólogo e São Colmano.

FATOS:

 1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.

1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, ou “Lei da Indução”.

1859- O cientista inglês Charles Darwin publica o livro A Origem das Espécies, em que descreve sua teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural.

1874 — Nasce Charles Miller, considerado “pai” do futebol e do rugby no Brasil. 

1963 — Acusado pela morte do presidente JFK, Lee Harvey Oswald, é morto dentro da prisão, por Jack Ruby, que fuzilou na frente de dezenas de agentes do FBI.

1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de "Lucy", no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.

1991 - Morre Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano.

2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.

FOTO DO DIA:

  Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno ganhou sua passagem à condição de município, localizado à margem da BR-364. Ali, tudo começou na passagem da Missão Rondon, em 1909, quando interligou Cuiabá (MT) a Porto Velho. Candido Rondon nomeou “Rio Pimenta a um curso d’água que corta a cidade, homenagem a Francisco Antônio Pimenta Bueno. Elevado à condição de Município por meio da Lei Federal n.º 6.448, artigo 47 de 11 de outubro de 1977, sua emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data da instalação, com a posse do mineiro Vicente Homem  Sobrinho como prefeito. Na foto a prefeitura pimentense.