O dia 19 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 19 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

UTILIDADE PÚBLICA: Pessoas que tenham familiares com covid, que separem em saco de plástico seu lixo e amarrem bem com uma fita vermelha. 

ATENÇÃO: Meu email agora é [email protected]

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 19 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA:

1915 – Na sequência de desavenças entre o  superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia e a administração da Ferrovia Madeira-Mamoré, comerciantes, com apoio da EFMM, se insurgem contra a cobrança de impostos pelo município e provocam enormes arruaças.

COMEMORA-SE:

Dia da Bandeira do Brasil. Dia Mundial do Banheiro. Dia Nacional do Cordelista. Dia Internacional da Filosofia.  Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes Católicos lembram Santa Cecília, São Abdias, Santa Matilde, São Paulo da Cruz.

FATOS:  

1499 — O espanhol Vicente Yáñez Pinzón zarpa de Palos de la Frontera no comando de quatro caravelas, chegando em janeiro de 1500 ao cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. 1889 — O governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais. 1906 — Comemora-se pela primeira vez o Dia da Bandeira no Brasil. 1964 — Primeira votação do documento Lumen Gentium (Luz dos Povos) no Concílio Vaticano II. 1966 — Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek emitiram a Declaração de Lisboa, na qual afirmavam que trabalhariam juntos em uma frente ampla de oposição ao regime militar.  1967 — Morreu João Guimarães Rosa. Muitas de suas obras foram ambientadas pelo sertão brasileiro, com ênfase nos temas nacionais, marcadas pelo regionalismo, escritor cuja obra principal foi “Grande Sertão – veredas”.  1969 — Pelé marcou seu milésimo gol em uma vitória do Santos por 2 a 1 contra o Vasco, no Maracanã.4

FOTO DO DIA:

Instituída pelo decreto 4 do governo Provisório iniciado dia 15, com a proclamação da República, a Bandeira Nacional do Brasil, foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.  As estrelas correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal, e lembram as posições das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro, no dia da República.