O dia 09 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

BOM DIA 9 DE NOVEMBRO!

COMERMORA-SE:

Dia do Técnico em Eletrônica. Dia do Hoteleiro. Católicos lembram Nossa Senhora de Almuduena, padroeira de Madri; Santa Maria, São Teodoro e São Orestes.

FATOS:  

1732 — Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor, em Scala, Itália.

1889 — Acontece o Baile da Ilha Fiscal, o último do Império. Ruy Barbosa escreve o artigo intitulado Plano contra a Pátria que infla os ânimos em direção à Proclamação da República do Brasil.

1906 — Criação da Brazil Railway Company.

1914 – Nasce a austríaca Hedy Lamar,  atriz, co-inventora, com o compositor George Antheil, do sistema de comunicações que serviu de base para a atual telefonia celular.

1938 — O judeu polonês Herschel Grynszpan mata em Paris o diplomata alemão Ernst vom Rath,  é assassinado em Paris pelo judeu polonês Herschel Grynszpan, desculpa que Hitler usou para instigar o pogrom  conhecido como Noite dos Cristais.

1964- Morre a poetisa brasileira Cecília Meireles, a primeira mulher a ter um livro reconhecido pela Academia Brasileira de Letras.

1968- A rainha inglesa Elizabeth II inaugura no Rio de Janeiro a construção da ponte Presidente Cosgfa e Silva (Rio-Niterói).

1970 – Morre Charles de Gaule, líder da resistência francesa aos nazistas.

1972- É criada pelo governo federal a Telebrás, que passa a controlar a operação e a expansão do sistema telefônico nacional.

1983 – Morre Altemar dutra um dos grandes cantões românticos brasileiros.  

1985 —  No “duelo dos russos”, Garry Kasparov, aos 22 anos, torna-se o mais jovem campeão mundial de xadrez, superando Anatoly Karpov.

1989- O muro de Berlim é derrubado, unificando a Alemanha Ocidental e Oriental, dando um fim na Guerra Fria.

1994 — Descoberta do elemento químico Darmstácio.

FOTO DO DIA:

Década de 1950. Administração da Estrada de ferro Madeira-Mamoré, construído no governo Araújo Lima, há um ano inaugurada, chamado a partir de então  “Prédio do Relógio”, onde funcionaram a partir de então vários órgãos, como a sede do Judiciário do Território, algumas secretarias do Estado e a partir de maio de 2019 sede da prefeitura de Porto Velho.