O dia 09 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

Lucio M: O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 9 DE FEVEREIRO!

FOTO DO DIA

1975 – Ainda um pequeno núcleo urbano, até porque a maioria dos migrantes queriam era terra para plantar e não para ficar em área urbana,  Cacoal já se destacava como polo regional, expandindo para outras comunidades que também iniciavam a caminhada, na Zona da Mata. E um dos pontos de reunião era a “Casa Portuguesa”, localizada na avenida Porto Velho, um armazém bem sortido     que oferecia muitas coisas que os moradores e os recém-chegados estavam precisando. Cacoal tomou este nome, conforme o ex-prefeito de Porto Velho Jacob Atallah (1972/74), durante uma reunião dele com os moradores  – àquela altura o prefeito da capital era também responsável pelos distritos que estavam sendo formados na BR-364 –quando se discutiu o nome do local, e havia um pastor que queria chamar de “Nova Cassilandia”, para homenagear sua cidade natal, Cassilandia, em Mato Grosso do Sul. A sugestão de batizar “Cacoal” partiu do jornalista Ciro Pinheiro, assessor de Atallah. Ciro falou que já havia uma ligação do nome proposto com uma grande plantação de Cacau existente n região.

FATOS

1621 — Gregório XV torna-se Papa, o último eleito por aclamação.

1881 – Morre o escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, suas principais obras foram “Crime e Castigo” e “Irmãos Kramazov”.

1895 — William G. Morgan cria o jogo chamado Mintonette, que logo passa a se chamar voleibol.

1900 — Criada a Copa Davis, um evento internacional de tênis masculino.

1909 — Nasceu a cantora e atriz Carmen Miranda, portuguesa, levou o samba brasileiro para os Estados Unidos. Também chamada “Pequena Notável”, devido sua baixa estatura.

1922 — Brasil se torna membro do tratado de direitos autorais da Convenção da União de Berna.  

1961 – Morre Carlos Luz, que se tornou o presidente brasileiro com menos tempo no cargo, de 8 a 11 de novembro de 1955.

1986 - O Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno, visível na Terra; próxima passagem dentro de mais 40 anos.

1964 — Morreu Ary Barroso, radialista e compositor brasileiro, autor, dentre outras músicas, de “Risque” e Aquarela do Brasil”

1996 — Criação do elemento químico Copernício, um elemento químico sintético, de símbolo Cn, número atômico 112, com massa atómica [285] u.