O dia 11 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 11 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 11 DE FEVEREIRO!

FOTO DO DIA

Oswaldo Gonçalves Cruz (ao centro, entre Carl Lovelace, médico dos EUA e Belisário Pena), foi o sanitarista que mudou a saúde pública no Brasil nos idos de 1900. Em 1902 participou do combate à peste bubônica no porto de Santos. No ano seguinte, mesmo enfrentando quase todos os médicos, conseguiu acabar coma febre amarela no Rio de Janeiro, mesma cidade em que, em 1904, enfrenta a “Revolta da Vacina”, quando decidiu vacinar a população contra a varíola. Depois veio para a  Amazônia. Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia. Em 1909 foi contratado, com outro sanitarista, Belisário Pena, para combater a malária que grassava na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré onde, disse ele, “homens morriam como moscas”. Ele estabeleceu um calendário rígido, com a obrigação dos trabalhadores tomar uma a pílula de quinino, e os guardas-sanitários tinham de certificar ter visto tomar a pílula. “Oswaldo Cruz comandou, ele próprio, duas dessas expedições, ambas em 1910. Com Belisário Pena, esteve primeiro em Porto Velho (RO), onde era construída a estrada de Ferro Madeira–Mamoré. O empreendimento ficara conhecido como “A Ferrovia do Diabo”, tal o número de vítimas que a malária, principalmente, fazia entre os operários. Impossibilitado de sanear a região, Oswaldo estabeleceu medidas duras: a indicação de doses maciças de quinino e, ao fim do dia, o recolhimento obrigatório dos trabalhadores a seus alojamentos sob a proteção de mosquiteiros.” (*) http://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/trajetoria-cientifica/no-instituto-oswaldo-cruz/expedicoes-cientificas

RONDÔNIA

Em 1969 – Desde sua criação, em 1943, o Território tem o 23º governador, o coronel Carlos Marques Henriques Neto, que fica no cargo de fevereiro de 1969 a outubro de 1972. Em abril de 1974 ele assumiria novamente, até maio de 1975.


COMEMORA-SE  

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Dia da Fundação Nacional do Japão (660 a.C.).  Dia Mundial do Enfermo. Católicos lembram  Nossa Senhora de Lourdes, Santa Sotera, São Pascoal I, São Gregório II e São Castrense.

FATOS

1842 – Nascer nos EUA Thomas Alva Edison, que patenteou 1033 inventos, inclusive da lâmpada elétrica. Registrou 1.033 patentes.

1850 - Morre René Descartes, francês, criador do pensamento cartesiano, sistema que originou a Filosofia Moderna.

1858 — Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, na França.

1917 – Morre 1917 — Osvaldo Cruz, cientista brasileiro.

1922 — Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil.

1929 — Assinatura do Tratado de Latrão pelo Reino da Itália e a Santa Sé (Status Civitatis Vaticanæ (latim) Estado da Cidade do Vaticano).

1979 — Revolução Iraniana estabelece uma teocracia islâmica sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini.

1990 — Após 28 anos de prisão e pressão internacional por sua liberdade, o líder anti-apartheid Nelson Mandela é solto na África do Sul.

1996 – Morre Waldir Cardoso Lebrêgo, o Quarentinha, o maior artilheiro da história do Botafogo (313 gols em 442 jogos), e maior média de gols na seleção brasileira: 17 jogos e 17 gols.