O dia 07 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 07 de novembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

BOM DIA 7 DE NOVEMBRO!

RONDÔNIA:

Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

COMEMORA-SE:

Dia Nacional do Radialista. Católicvos lembfam São Prosdócimo, São Herculano de Erúgia e São Vilibordo.

FATOS:

1665 — Primeiro número do jornal London Gazette  (uma espécie de Diário Oficial inglês), o mais antigo jornal do Reino Unido e ainda em circulação.

1825- É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina, ainda circulando.

1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia.

1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco.

1901- Nasce a poetisa e escritora Cecília Meirelles, a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.  

1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor, dentre outras peças, do samba-exaltação “Aquarela do Brasil”.

1917- As forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. .  

1949 — O primeiro óleo é coletado em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo.

1968-A nova sede do Museu de Arte de São Paulo é inaugurada, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

1979 — A Censura começa a apreender discos e impedir a veiculação da música "Pra não Dizer que não Falei das Flores", de Geraldo Vandré.

1993- Senna vence em Adelaide, Austrália, a sua última corrida.  

1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte.

2009 – Morre Anselmo Duarte, grande nome do cinema brasileiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas. 

FOTO DO DIA:

Aniversário de Ary Barroso e em razão  disso a data é comemorada como o Dia do Radialista Brasileiro. Em Rondônia a primeira emissora de rádio foi a Difusora do Guaporé, que durou pouco tempo, e em 1961 a igreja católica inaugurava a  Rádio Caiari, que durante muitos anos foi o grande escola que formou nomes importantes do rádio, como  Osmar Vilhena, Miguel Silva, Walmir Miranda e tantos outros, um deles, Elvestre Johnson (foto) que por curiosidade fez um teste e dominou os radiouvintes da Caiari durante quase 10 anos com seu programa “Tábua de Balanço”.