No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, servidores do Hospital de Base participam de campanha educativa

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, servidores do Hospital de Base participam de campanha educativa

Porto Velho, RO - Nesta terça-feira (27), Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Semst) do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP) realizou campanha educativa para conscientizar os servidores estaduais sobre o descarte correto de materiais, feita de maneira adequada a separação entre lixo comum, infectantes e perfurocortantes.

‘‘O nosso foco hoje é conscientizar os servidores sobre o descarte correto dos resíduos hospitalares, pois sabemos que muitos acidentes podem acontecer com perfurocortantes (agulhas, seringas e vidro). Por exemplo, se o servidor com pressa coloca um perfurocortante no uniforme, quando for para a lavanderia pode causar acidentes. Precisamos ter comportamentos seguros’’, explica o coordenador do Sesmt do HBAP, Kleberson da Silva Medeiros.

Técnica de enfermagem Mara de Souza, destacou a importância de conscientizar para evitar  contaminação

Ele explica que a unidade hospitalar possui toda a estrutura adequada para recolhimento dos diferentes tipos de resíduos, segue as normativas previstas na RDC 306, RDC 222, e da NR 32, e aponta que a participação dos servidores para o uso adequado desse sistema é essencial. A ação foi realizada no corredor principal do HBAP com a simulação dos três tipos de lixos gerados na instituição, entrega de panfletos informativos e o compartilhamento das principais dicas de como proceder para dar a destinação correta aos resíduos.

O coordenador explicou que as ações para manter o ambiente de trabalho seguro para mais de dois mil servidores do hospital são constantes. ‘‘Buscamos promover um ambiente de trabalho seguro, pois quando uma pessoa se acidenta gera transtornos físicos e emocionais, então fazemos esse alerta, pois a vida é preciosa, e temos que voltar para nossos lares com saúde e segurança’’, assegura.

Para os servidores, a campanha é válida e útil para evitar os acidentes. ‘‘É muito bom termos esse conhecimento para que não haja contaminação’’, disse a servidora Maria das Graças, que trabalha no setor de hemodinâmica.

‘‘A campanha é importante diante do vício de trabalho, para que ao realizar atividades repetitivas não haja falhas, é bom relembrar o procedimento correto’’, afirma a técnica de laboratório, Indiara Cássia.

‘‘É importante demais fazer isso, pois assim os servidores ficam cientes do certo e errado, e assim evita-se a contaminação’’, disse a técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico, Mara Souza.