Para desempenhar excelência na prestação de serviços, Governo lança Plano de Formação para Servidores

 Para desempenhar excelência na prestação de serviços, Governo lança Plano de Formação para Servidores

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), lançou na quinta-feira (13), através de reunião administrativa, o “Plano de Formação de Servidores”, que tem o objetivo de ofertar seis cursos profissionalizantes para servidores administrativos, professores, instrutores e pessoal de apoio do Idep, com a intenção de promover a capacitação destes profissionais, proporcionando maior qualidade na formação de novos alunos em Rondônia. O início das aulas acontece na próxima segunda-feira (17) e tem previsão de conclusão no mês de julho deste ano.

Serão ofertados cursos de Auxiliar Administrativo, Atendimento ao Público, Oratória, Ética e Postura Profissional, além de Capacitação em Ferramentas Digitais (exclusivo para o Centro Técnico Estadual de Educação Rural – Centec Abaitará) com carga horária de 20 horas cada. A previsão é de que até julho todos os profissionais já estejam capacitados, conforme o planejamento do Programa de Formação. Em cumprimento ao decreto estadual, que orienta a população sobre o distanciamento social, os cursos serão presididos na modalidade remota através da plataforma Google Classroom, com geração de certificado de conclusão.  

A intenção é realizar o ingresso dos servidores a uma educação técnica de qualidade, através da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuita. Para a presidente do Instituto, Adir Josefa de Oliveira, a iniciativa potencializa os serviços estaduais ofertados. “O Idep atua com o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas através das políticas socioeducacionais que potencializam as forças de trabalho no Estado de Rondônia. Para isso, o objetivo do “Plano de Formação para Servidores” do Idep é fortalecer sua equipe, a fim de ofertar um serviço de excelência à sociedade”, explica.

CAPACITAÇÃO

O curso de Relações Interpessoais será o primeiro a ser oferecido e engloba o eixo de Gestão de Negócios. O treinamento possibilitará conhecimento sobre interação dentro de padrões definidos pela sociedade e manutenção de contatos saudáveis nos ambientes, que geram resultados favoráveis para o clima harmônico entre pessoas, produtividade e eficiência nos locais de trabalho. 

“Dentre os deveres dos funcionários governamentais está a urbanidade, ou seja, tratar o cidadão com cortesia e afabilidade. É um conhecimento que agrega ao profissional, com a capacitação profissional e proporciona benefícios principalmente ao cidadão, que é o usuário desses serviços, em contato com esse servidor capacitado”, detalha Adir.