Profissionais do Hospital de Campanha de Rondônia participam de simulação realística em atendimento de emergência

Profissionais do Hospital de Campanha de Rondônia participam de simulação realística em atendimento de emergência

Porto Velho, RO - Com objetivo de melhorar ainda mais os atendimentos de Saúde do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou na última quinta-feira (13) o projeto de capacitação e treinamento de simulação realística em atendimento de emergência com as equipes que atuam no Hospital de Campanha de Rondônia (Hcamp). A capacitação aborda temas como o suporte básico de vida e o uso de desfibrilador externo automático, a abordagem avançada de via aérea e o manejo hemodinâmico do paciente crítico em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“As expectativas são as melhores possíveis e temos a honesta vontade de tornar o atendimento desta unidade excelente, diminuindo a mortalidade e melhorando o desfecho da saúde do nosso principal foco: o paciente”, disse Dr. Jonathan Keneddy da Costa, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e ministrante do treinamento.

O NEP pretende ampliar a capacitação para todas as equipes do Hospital

O diretor clínico do Hcamp, Dr. Maxwendell Batista, participou de uma capacitação sobre simulação realística com protocolo interno em um hospital em São Paulo. “A partir desta nova experiência, trouxemos a ideia para o Hcamp, onde montamos todo um projeto e decidimos colocar em prática. No mínimo duas vezes por semana teremos essa rotina dentro do hospital, com direito a aulas práticas”, destacou.

“Nós simulamos com a equipe de plantão como se fosse uma situação real. Estamos capacitando os novos profissionais conforme os protocolos internacionais. Essa é a forma mais eficaz que existe, pois muda completamente o perfil de atendimento dos pacientes quando a situação é real”, frisou Batista.

O NEP pretende ampliar a capacitação para todas as equipes do Hospital, incluindo também setores administrativos e prestadores de serviço, como seguranças e recepcionistas.