Rio de Janeiro: Cresce procura por massagens e terapias que proporcionam relaxamento e bem-estar

Rio de Janeiro: Cresce procura por massagens e terapias que proporcionam relaxamento e bem-estar

Que os brasileiros estão buscando cada vez mais os benefícios das massagens – e conseguindo resultados positivos –, é verdade. Além de São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro tem se destacado por oferecer a moradores e turistas uma diversidade de tratamentos terapêuticos e estéticos, que são verdadeiros pontos de beleza, paz e equilíbrio.

A procura por bem-estar, relaxamento, terapias corporais ou tratamentos estéticos faz o mercado de spas no Brasil, principalmente na cidade maravilhosa, ter uma perspectiva de crescimento constante até a próxima década. Muito dessa expansão se dará a partir de um público mais jovem, pondera a Associação Brasileira de Clínicas e spas (ABC SPAs). Adultos na faixa entre 25 e 45 anos chegam a gastar R$ 2 mil em um só dia de terapias corporais.

O mercado atualmente dispõe de diversas técnicas para todo tipo de necessidade. Desde relaxamento até alívio de tensões e dores musculares.

Uma das mais conhecidas, a massagem sueca é suave e pode ser aplicada no corpo inteiro. É ideal para pessoas que começaram recentemente a fazer massagens, sofrem com tensões de tendões e músculos e são sensíveis ao toque. Pode ajudar a liberar nós musculares.

O massoterapeuta usa uma combinação de movimentos longos e fluidos, na direção do coração, e circulares profundos, acompanhados com vibrações e batidas.

Outra técnica bastante procurada, a massagem com pedras aquecidas é mais indicada para pessoas que têm dores e tensões musculares ou que simplesmente desejam relaxar. Semelhante à sueca, usa pedras aquecidas no lugar ou além das mãos. Elas melhoram o fluxo sanguíneo e aliviam a dor.

Durante o processo, as pedras são colocadas em diferentes áreas ao redor do corpo. O terapeuta pode segurar uma pedra enquanto massageia outras partes do corpo usando pressão suave. Às vezes, pedras frias também são usadas.

Já as massagens com aromaterapia são melhores para pessoas que desejam ter um componente de cura emocional, impulsionando o humor, reduzindo o estresse, a ansiedade, a depressão, a tensão muscular e as dores.

As massagens com aromaterapia combinam uma pressão suave e delicada com o uso de óleos essenciais. O profissional geralmente decidirá quais óleos essenciais usar, mas o paciente pode solicitar informá-los se tiver uma preferência. Os óleos essenciais são diluídos antes de serem aplicados na pele.

Técnica desenvolvida na Índia há mais de 5 mil anos, a ayurvédica é uma massagem profunda, feita com óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. O massagista faz manobras de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. O processo alinha a coluna vertebral e corrige a postura corporal.

Sensuais

As casas de massagem no Rio de Janeiro especializadas em técnicas sensuais também têm sido bastante procuradas, ainda que muitas pessoas não conheçam seus pormenores. Uma boa alternativa para quem tem curiosidade em informações sobre técnicas de massagem e deseja ter a experiência de uma sessão de massagem sensual, é buscar por portais e guias do segmento, onde é possível conhecer cada terapia e localizar uma casa de massagem no Rio de Janeiro que ofereça esse serviço. A massagem tântrica é hoje o seu maior expoente. Originária da Índia, ela envolve a incorporação de elementos do Kama Sutra, antigo texto sexual que orienta em uma série de posições e posturas.

Normalmente, o massagista começa o processo no meio das costas, deixando suas mãos deslizarem em direção aos membros. Em seguida, tocará áreas como a base dos pés, entre os dedos e a parte de trás dos braços, despertando energias sexuais no processo.

Mais adiante, o profissional voltará seu foco para as zonas erógenas, evitando a área genital. Ao final de duas horas, aqueles que estão experimentando a massagem provarão um estado prolongado de intensa bem-aventurança sexual.