Reuniões mensais promovem diálogo e alinhamento de ações entre representantes de órgãos de governo em Cacoal

Reuniões mensais promovem diálogo e alinhamento de ações entre representantes de órgãos de governo em Cacoal

Porto Velho, RO - Na última semana um encontro reuniu quase todos os setores da administração pública estadual em Cacoal. O objetivo, segundo o secretário regional de governo, Celso Adame, foi de alinhar a comunicação, as ações e promover a interação entre os representantes do Governo de Rondônia em Cacoal.

“A nossa ideia é aproximar todos os órgãos. A gente entende que a comunicação precisa estar alinhada. Afinal, trabalhamos todos em prol de um governo e da população de Rondônia, então todas as informações que tivermos e pudermos repassar para a comunidade, é de grande valia”, destacou o secretário executivo regional de Governo em Cacoal.

Em relação à importância desta interação entre os órgãos da administração pública, Celso Adame citou como exemplo o Mutirão de Cirurgias de Cataratas que está sendo realizado em Cacoal pelo Governo de Rondônia.

“Nesse momento acontece um mutirão de cirurgias para zerar a fila de espera pela cirurgia de catarata. É provável que técnicos da Emater ou da Idaron conheçam produtores que moram na área rural e que necessitam desta cirurgia. A partir do momento que eles tem esse conhecimento e sabendo dos procedimentos do mutirão, os técnicos poderão orientar essas pessoas para que elas também sejam atendidas. Por isso a importância de todos saberem o que acontece nos demais setores do governo”, destacou o secretário.

Outro ponto positivo da reunião foi a união das instituições e órgãos estaduais em prol da capacitação profissional, oportunizando maiores chances de emprego a dezenas de pessoas que procuram o Serviço Nacional de Emprego semanalmente. Participaram representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A diretora do Sine, Josilândia Ruader relatou que muitas pessoas são encaminhadas às empresas para colocação no mercado de trabalho, mas na grande maioria das vezes a contratação não é efetivada pela falta de experiência do candidato. A partir daí, Sine, Sebrae, Senac e Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) alinharam ações para promover a capacitação profissional daqueles que buscam qualificação profissional.

Encontros mensais tem como objetivo alinhar a comunicação, as ações e promover a interação entre os representantes do Governo de Rondônia em Cacoal

REPRESENTATIVIDADE

A expectativa do secretário Regional de Governo, Celso Adame, é que as reuniões sejam realizadas mensalmente, com a participação de representantes de todos os órgãos do Governo de Rondônia.

Participaram desta primeira reunião o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Paulo, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major PM José Carlos França, a chefe do Sine, Josilândia Ruader, o coordenador Regional de Educação, Severino Bertino Neto, o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Wesley Gama, o comandante do 4 º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão BM Edmar Melo Braga, o diretor do Hemocentro de Cacoal, vinculado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Fernando Nogueira, o chefe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Jonathan Moreno, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o diretor da Companhia de Mineração de Rondônia (CRM), Euclides Nocko, o técnico da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ysamu Nakahati, a representante da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Delatéia Alves da Silva e o chefe da unidade local da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Luiz Camilo Trindade Souza.