Reserva Extrativista Pacaás Novos em Rondônia recebe kit de placas solares para reforçar produção de energia

Reserva Extrativista Pacaás Novos em Rondônia recebe kit de placas solares para reforçar produção de energia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) entregou kits de placas solares à unidade de conservação Pacaás Novos, localizada em Guajará-Mirim. Após a restruturação da Câmara de Compensação Ambiental da secretaria, os recursos de compensações foram devidamente destinados e aplicados para atendimento de cada Unidade de Conservação.

Resex conta com geração de energia elétrica sustentável

Seguindo o planejamento, a Reserva Extrativista (Resex) Rio Pacaas Novos, foi beneficiada nesse último sábado (23) com o kit de placas solares, o que trará mais conforto, economia e praticidade na geração de energia elétrica da área.

O acesso à Resex  só pode ser realizado por meio de embarcações, visto que encontra-se totalmente isolada no meio da floresta amazônica. Tal peculiaridade, permitia apenas um motor à diesel como sua unica fonte de energia.

A energia solar é limpa (em oposição aos combustíveis fósseis), não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. A sustentabilidade da produção de energia fotovoltaica fica por conta do seu processo limpo de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para funcionar.

O kit manterá a base, fornecendo 100% da eletricidade necessária para o seu funcionamento.