JBS fala de ações contra Coronavírus, mas não cita especificamente caso da unidade São Miguel do Guaporé

JBS fala de ações contra Coronavírus, mas não cita especificamente caso da unidade São Miguel do Guaporé

Porto Velho, RO - A assessoria de imprensa da JBS de São Paulo entrou em contato com a redação do jornal O Observador para contestar que funcionários da empresa em São Miguel do Guaporé estejam infectados por COVID-19. 

A empresa descreveu  uma série de ações que diz adotar nas suas unidades, mas não citou em nenhum momento o caso específico da unidade na cidade de São Miguel do Guaporé.

O município segundo boletim da AGEVISA e SESAU tem 25 casos de Coronavírus e duas mortes, mas o Boletim da Secretária de Saúde Municipal de Saúde de São Miguel do Guaporé informa que esse número subiu para 46 casos confirmados de Coronavírus , nesta segunda-feira um informativo da CUT/RO, informa que vários funcionários podem estar infectados por COVID-19. 

O informativo é baseado em relatos de funcionários da unidade da JBS em São Miguel do Guaporé, que informam que vários trabalhadoras podem estar infectados e pedem providências da empresa.

Os relatos de funcionários de JBS e o 27º Boletim Epidemiológico do município constata que a cidade está se tornando um dos focos de COVID-19 em Rondônia. 


A denuncia surgiu nas redes sociais, confira abaixo.

Confira abaixo:

JBS adota medidas para proteger colaboradores contra o coronavírus

Todas as unidades contam com protocolos para garantir a segurança e o bem-estar de sua força de trabalho

São Paulo, maio de 2020 - A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades.

Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:  

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica.

Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema.

São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros.

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.


Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fabricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos.

A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.   

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia. 

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas.

No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento.

Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica.

Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo.

É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.