Quatro municípios são reenquadrados na Fase 2 do Plano Todos por Rondônia

Quatro municípios são reenquadrados na Fase 2 do Plano Todos por Rondônia

Pprto Velho, RO - Alto Alegre dos Parecis, Ji-Paraná, Presidente Médici e Rolim de Moura, progrediram para a Fase 2

 

O Governo do Estado de Rondônia publicou hoje (11), a Portaria Conjunta nº 29 com o objetivo de reclassificar, na segunda fase (Fase 2) do distanciamento social seletivo, os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Ji-Paraná, Presidente Médici e Rolim de Moura. Atualmente, Rondônia conta com três municípios na Fase 1, 10 na Fase 2, 39 na Fase 3 e nenhum na Fase 4.

A reclassificação é realizada pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 em consonância com o Decreto nº 25.470/2020 que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado.

Três dias atrás, especificamente no dia 9 de janeiro, os quatro municípios citados foram enquadrados na Fase 1, devido ao elevado índice de casos da doença e taxa de ocupação de leitos hospitalares. Mas, após avaliação, o comitê, que realiza o monitoramento contínuo dos critérios para enquadramento, evolução e retroação dos municípios nas fases de reaberturas das atividades, gerou o novo enquadramento.

A nova reclassificação levou em consideração o Ofício nº 007/2021 da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná que solicitou uma nova revisão para o município em conformidade com a aplicação dos critérios das Fases do Plano Todos por Rondônia, destacando em documento o apoio do Estado na implantação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com disponibilização de equipamentos, medicação e outros insumos, assim como o repasse de R$ 1,7 milhão para custeio.

Como ainda, a categorização atendeu o pedido do Ofício nº 01/2021 da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) que solicitou a reanálise dos municípios de Alto Alegre do Parecis, Presidente Médici e Rolim de Moura. Solicitações estas que motivaram o Governo do Estado a atender os pedidos de imediato.

FASE 1
Espigão D’Oeste, Cerejeiras e Colorado do Oeste.

FASE 2
Porto Velho, Vilhena, Guajará-Mirim, Urupá, Alto Paraíso, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Alto Alegre dos Parecis, Presidente Médici e Rolim de Moura.

FASE 3
Ariquemes, Cacoal, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Jaru, Primavera de Rondônia, Ouro Preto do Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Theobroma, Alvorada D’Oeste, São Felipe D’Oeste, Machadinho D’Oeste, Alta Floresta D’Oeste, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Chupinguaia, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Rio Crespo, Santa Luzia D’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Pimenta Bueno.