Quase 4,8 mil eleitores têm títulos cancelados após ausência às urnas no Vale do Jamari de RO

Quase 4,8 mil eleitores têm títulos cancelados após ausência às urnas no Vale do Jamari de RO

Quase 5 mil eleitores do Vale do Jamari tiveram títulos de eleitor cancelados — Foto: TSE

Porto Velho, RO - Quase 4,8 mil eleitores do Vale do Jamari de Rondônia tiveram seus títulos eleitorais cancelados por não comparecerem a três eleições consecutivas, e não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as nove cidades da região possuíam 5.154 irregulares com a Justiça Eleitoral, mas apenas 327 eleitores se regularizaram até o dia 6 de maio. Ao todo, 4.791 títulos foram cancelados, o que representa 92,9% dos que inicialmente estavam irregulares.

De acordo com os dados apresentados pelo TSE, o município que apresentou o maior percentual de cancelamentos foi Cujubim (RO), onde 225 dos 238 eleitores não regularizaram a situação eleitoral, sendo 97,7%.

Campo Novo de Rondônia, com 95,1%, Monte Negro, com 94,5% e Ariquemes, com 93,7% aparecem em seguida.

 

Como se regularizar?

Segundo o TSE, o eleitor que teve o título cancelado pode regularizar sua situação eleitoral, no cartório eleitoral onde vota, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

O cidadão deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno faltante. A regularização do título cancelado só será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.

Locais de atendimento

Os eleitores de Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro e Rio Crespo devem procurar o Fórum Eleitoral de Ariquemes, localizado na Travessa Aquariquara, 3631, Setor Institucional. O atendimento acontece das 11h às 18h.

Os eleitores de Buritis e Campo Novo de Rondônia devem se deslocar até o 34° Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Porto Velho, 1452, Setor 2, em Buritis. O atendimento acontece das 11h às 18h.

Já os eleitores de Machadinho D'Oeste devem procurar o 32° Cartório Eleitoral, situado na Avenida Rio de Janeiro, 3134, Centro, em Machadinho D'Oeste. O horário de atendimento acontece das 11h às 18h.