PT, PSB, PSOL e Rede formam bloco para disputar cargos da Mesa Diretora da Câmara

PT, PSB, PSOL e Rede formam bloco para disputar cargos da Mesa Diretora da Câmara

Porto Velho, RO - O PT, o PSB, o PSOL e a Rede Sustentabilidade anunciaram nesta quinta-feira (31) a formação de um bloco parlamentar com o objetivo de disputar cargos na Mesa Diretora da Câmara.

Juntos, os quatro partidos somam 97 deputados. A eleição da nova Mesa Diretora da Casa está marcada para esta sexta (1º), e o bloco ainda não decidiu se terá um candidato a presidente da Câmara.

A distribuição dos cargos da Mesa Diretora e do comando das 25 comissões da Câmara é feita conforme a proporção das bancadas.

Pelas regras da Câmara, os blocos apresentados no dia 1º de fevereiro são a base para a divisão dos cargos da Mesa pelos próximos dois anos e servem de parâmetro para a distribuição das vagas nas comissões pela legislatura completa (pelos próximos 4 anos).

Mas, ao anunciar a formação do bloco, os partidos informaram que terão autonomia para agir e se posicionar em relação a votações e até mesmo em relação à continuidade no bloco.

Oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, os partidos que anunciaram o bloco nesta quinta-feira deverão manter posições semelhantes em relação a pautas propostas pelo Palácio do Planalto.

Pretendem, ainda, atrair PCdoB e PDT, que já declararam apoio à reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que conta com o apoio do PSL, partido de Bolsonaro.