Profissionais do Cemetron e AMI são capacitados para manejo de ventiladores mecânicos de pacientes com Covid-19 em Rondônia

Profissionais do Cemetron e AMI são capacitados para manejo de ventiladores mecânicos de pacientes com Covid-19 em Rondônia

Porto Velho, RO - O manejo de ventiladores mecânicos considerado essencial para pacientes em situação grave de Covid-19 será tema da capacitação anunciada pelo secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, na manhã de quinta-feira (21) em coletiva de impressa.

‘‘Essa capacitação acontece através de uma parceria com Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, para o qual pedimos que o HCOR, o Hospital do Coração, pudesse vir treinar os nossos profissionais de Rondônia, do Cemetron e AMI, e também das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois o atendimento do paciente é algo conjunto. Aproveitamos ainda para pedir uma consultoria’’, afirma.

A visita às unidades de saúde serão realizadas amanhã (22) e segunda-feira (25) para apresentação do projeto aos diretores e coordenadores dos hospitais. A capacitação para uso de ventiladores mecânicos e no suporte ventilatório nos pacientes com Covid-19 começa terça-feira (26) e terá duração de 30 dias, sendo realizada in loco.

O treinamento é direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas das duas UPAs do município de Porto Velho e dos dois hospitais estaduais que são referência no atendimento a pacientes com Covid-19, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Unidade de Assistência Médica Intensiva 24 horas (AMI 24h). ‘‘Visa realizar um atendimento adequado, com qualidade e com segurança do paciente desde a entrada no serviço até sua alta’’, explica enfermeira e representante do HCOR/SP, Tatiana Yonekura.

Representante da HCOR/SP, Tatiana Yonekura, destaca que capacitação visa melhorar qualidade de assistência ao paciente

Os objetivos específicos da capacitação são identificar os sinais de insuficiência respiratória, indicar o tratamento e conduta, realizar assistência ventilatória com qualidade e segurança, manusear os aparelhos de ventilação mecânica e  realizar a transição da ventilação artificial para a espontânea. ‘‘Durante esse período que estaremos presencialmente, vamos realizar visitas diagnósticas nesses serviços, avaliação da realidade local e, a partir dessa capacitação, esperamos uma qualidade melhor de assistência nesses serviços’’, considera.

De acordo com a Tatiana Yonekura, dois fisioterapeutas do quadro da Sesau participarão da capacitação para serem multiplicadores em Rondônia, e terão apoio do HCOR em telemedicina, onde terão contato com médico intensivista.  Além disso, será disponibilizado um telefone ‘‘0800’’ para que todos os servidores envolvidos na capacitação possam ter contato 24 horas com HCOR para esclarecimento de dúvidas, um suporte à distância.

MELHORIA DA ASSISTÊNCIA

Segundo a represente do HCOR, a demanda por capacitação em manejo da ventilação mecânica de paciente Covid-19 foi uma das necessidades observadas também pelo Ministério da Saúde e do Conass, que fez um levantamento junto aos secretários de saúde do Brasil, e entendeu que esse é um desafio, pois a ausência de informação sobre a ventilação mecânica gera insegurança nos profissionais na forma de manejar o aparelho, e essa capacitação vem para dar essa segurança aos profissionais e melhor assistência aos pacientes.

 

A coordenadora pedagógica do Cetas, Marcela Milra Barros, e a diretora do Cetas,Luciene Carvalho, destacam importância da educação permanente dos profissionais

Para a diretora do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) de Rondônia, Luciene Carvalho, a capacitação feita pelo HCOR é considerada uma medida essencial. ‘‘ Essa capacitação que vem através do Conass para Porto Velho e com a colaboração do Hcor é extremamente importante porque o paciente que está internado com Covid-19 precisa de profissionais capacitados para operacionalizar o equipamento, e o HCOR vem com essa proposta de capacitar em como avaliar, tratar e programar adequadamente esse ventilador. E essa educação permanente é extremamente necessária porque é desta maneira que se  trabalha a problemática propondo intervenção’’, considera.

A coordenadora pedagógica do Cetas e da Política Estadual da Educação Permanente em Saúde, Marcela Milra Barros, também reforça que a segurança ao manusear o ventilador mecânico gera uma melhor assistência. ‘‘Quando a gente fala em educação permanente, estamos falando de melhorar qualidade da assistência ao usuário. O ventilador mecânico é um equipamento de suporte ventilatório para pacientes graves. E com uma equipe preparada para dar essa assistência, temos um paciente com maior sobrevida. Uma equipe preparada é uma equipe segura para o paciente’’, afirma.