Prefeitura vai encerrar turmas do EJA em quatro escolas de Porto Velho

Prefeitura vai encerrar turmas do EJA em quatro escolas de Porto Velho

A modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deixará de ser oferecida em quatro escolas de Porto Velho em 2019.

Esse fato preocupa Francisca Costa de 43 anos, que depois de 29 anos sem estudar concluiu o 6° ano do ensino fundamental em 2017 na Escola Municipal Rio Madeira na Zona Norte da Capital.

Agora que a instituição não vai mais oferecer a EJA ela vai ter que se deslocar para a Escola Maria Isaura, uma distância maior para ser percorrida a pé, cerca de três quilômetros.

"Eu fiquei triste, muito triste mesmo porque eu estava toda empolgada para estudar né? E para mim que passo o dia inteiro trabalhando, chego em casa já cansada achei um pouco difícil para ir e voltar a pé. Se tivesse aula na nossa escola Rio Madeira seria melhor", comenta Francisca.

A EJA é a modalidade de ensino direcionada as pessoas que já passaram da idade escolar regular. Das 10 escolas municipais que ofereciam o programa em Porto Velho, apenas seis devem continuar.

Na Zona Norte o serviço será mantido na escola Darcy Ribeiro. Na Zona Sul nas escolas Joaquim Vicente Rondon e Manuel Aparício. Na região Oeste da cidade as atividades continuam na escola Antônio Ferreira e Maria Isaura. Já a Zona Leste, passa a contar com apenas uma escola, a Ulisses Soares.

O secretário de educação de Porto Velho, César Licório, afirma que o programa sofreu a redução por conta da baixa procura.

"Nós temos escolas com toda estrutura aberta com 10 alunos. Nós tínhamos uma escola que disseram que tinha 109 alunos, apenas 41 alunos passaram, os outros cinco reprovaram e os outros saíram da escola. Então fica muito difícil a gente abrir uma escola com toda a estrutura, com orientação, supervisão, professores, merendeira para tão pouco aproveitamento", disse o secretário.

Os alunos das escolas que tiveram a EJA suspenso serão realocados para escolas próximas, segundo a prefeitura.