Porto Velho marca presença na primeira sessão do Fórum de Cidades Pan-Amazônicas

Porto Velho marca presença na primeira sessão do Fórum de Cidades Pan-Amazônicas

Evento tratou das iniciativas regionais para a promoção da sustentabilidade

Porto Velho, RO - Idealizado como um espaço de fortalecimento e cooperação regional, o Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) teve sua primeira sessão realizada na terça-feira (19) de forma virtual.

Um dos principais eixos de discussão do evento tratou das iniciativas regionais para a promoção da sustentabilidade na Amazônia. Ainda em 2020, o município de Porto Velho participou de uma série de reuniões a fim de fortalecer uma plataforma que busca identificar as prioridades para o desenvolvimento sustentável do bioma.

Na primeira sessão do Fórum, representantes das cidades da região amazônica participaram do debate sobre a construção da agenda desta plataforma, que agora passa a ser permanente. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Marcelo Thomé, representou a Prefeitura no evento.

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Marcelo Thomé

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Marcelo Thomé

“A Prefeitura de Porto Velho já possui um posicionamento quanto a migração para uma política de baixo carbono, fazendo da cidade uma das mais inovadoras da região e conectada à bioeconomia", afirma.

O evento aconteceu em Manaus e teve transmissão virtual. O Fórum foi elaborado através de um pacto por 16 governos locais da região amazônica.

Os outros objetivos principais do Fórum são o estabelecimento de uma plataforma entre os governos locais, a promoção de um intercâmbio de conhecimentos e a criação de um mecanismo de cooperação entre as cidades amazônicas.

“O Fórum é uma iniciativa muito enriquecedora nessa troca de experiência e na rede construída em torno das cidades que enfrentam desafios semelhantes. Estamos falando de um intercâmbio que constrói soluções ricas para essa região do planeta”, finaliza.