Por que fazer pós graduação em Libras?

Por que fazer pós graduação em Libras?

Libras é a sigla para a Língua Brasileira de Sinais, uma comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais. É uma ferramenta indispensável de inclusão social, já que é utilizada na comunicação com pessoas surdas em diferentes plataformas, como na televisão e cursos em vídeo.

O mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e os profissionais têm procurado se atualizar e fazer qualificações. Por isso, cresce a procura por programas de pós-graduação EAD no Brasil, que une praticidade e conteúdo que preparam os alunos. 

É possível fazer uma pós-graduação em Libras?

Hoje é oferecida graduação de bacharelado ou licenciatura em Libras. Assim, é possível atuar como tradutores e intérpretes ou professor. Essa modalidade é mais longa e complexa e pode acabar afunilando as possibilidades de carreiras.

Por isso, existem também os cursos de pós-graduação em Libras, que podem ser concluídos de seis meses a um ano. Os alunos devem comprovar, através de um diploma ou certificado, que concluíram uma graduação reconhecida pelo MEC. 

Essa especialização é direcionada para quem busca aprofundar seus conhecimentos e prestar serviços que precisem de um profissional habilitado em Libras.  

Quais as possibilidades de atuação?

Os profissionais que buscam se especializar em Libras geralmente não são iniciantes na área, mas sim aqueles que buscam mais aprofundamento e know how para atuar com a Linguagem. 

As aulas promovem debates e exercícios para refletir sobre os mecanismos e a importância da Libras na sociedade. Além disso, discutir como aplicar e difundir em diversas áreas, principalmente na educação, a fim de alcançar maior inclusão e igualdade de direitos.

Os alunos recebem um certificado depois de serem aprovados e podem trabalhar oferecendo serviços de tradutor e intérprete Libras-português, dar aulas e assessorias e atuar em projetos de difusão da Libras no país. Atente-se porém que, para lecionar em escolas e universidades, é necessária uma graduação com a opção de licenciatura. 

Gostou desse conteúdo? Descubra mais sobre esse e outros temas de pós-graduação EAD em educação e compartilhe com os amigos!