Integrante da Amazônia Oriental, fato que resulta em um clima quente úmido, com chuvas praticamente diárias, Belém é o município mais populoso do Pará e o segundo da região Norte, com 1,5 milhão de habitantes. Com paisagens exuberantes, tem um dos pores do sol mais bonitos do Brasil.
Em seus 400 anos de história, a capital paraense vivenciou momentos de plenitude, como o período áureo da borracha no século 20. A cidade é a segunda cidade mais visitada da Amazônia no ramo turístico, rica em construções históricas e importantes fortificações.
Entre as atrações da cidade estão o Forte do Castelo, construído no século 17, um marco da fundação de Belém. No local, pode-se visitar também o Museu do Forte do Castelo de São Jorge, que conta com fragmentos e artefatos históricos.
O lugar ideal para conhecer os sabores de Belém é o Mercado de Ver-o-Peso, inaugurado em 1625 no antigo Porto do Pirí e considerado a maior feira livre da América Latina. O conjunto arquitetônico e paisagístico foi reconhecido pelo Iphan em 1977. Há ainda a famosa, bela e rica arte marajoara e o concorrido Círio de Nazaré, manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
É neste fervilhante caldeirão histórico, cultural e religioso que o mercado de saúde e bem-estar tem se mostrado bastante promissor, com aumento da procura por massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais.
Umas das técnicas mais procuradas e efetivas para quem está estressado ou com dores musculares, a massagem sueca é uma combinação de movimentos longos e fluidos, processo que alivia dores e tensões em tendões e músculos.
Já a massagem ayurvédica equilibra corpo e mente. A partir de movimentos de tração e alongamentos, o massagista estimula pontos e órgãos vitais, ajustando o funcionamento dos sistemas linfático, circulatório e energético.
Embora Belém seja quente e úmida, a massagem com pedras quentes (basalto) também é uma opção para melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor. Ela amplia o descanso do corpo e da mente, minimizando dores e tensões musculares.
E a técnica japonesa shiatsu atua contra o estresse, a ansiedade, a artrite, a dor nas costas, a constipação, a dor de cabeça, a insônia, os problemas menstruais, a dor no pescoço e ombro, a síndrome pré-menstrual, a ciática e a sinusite.
Sensuais
Os belenenses, moradores de outras cidades e até turistas têm buscado relaxar a partir das chamadas massagens sensuais, como a sensitive, a tailandesa, a nuru e a tântrica. Os gestores do site Guia de Massagem relataram um aumento recente, em torno de 20%, nas pesquisas online por massagistas em Belém.
A massagem sensitive estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, com movimentos contínuos e suaves e toques com as pontas dos dedos. Elimina tensões e promove uma conexão física, emocional e energética. Tem poder meditativo e sensorial, criando uma comunicação nova do corpo com a consciência.
A massagem tailandesa, por sua vez, é voltada para quem deseja uma forma de atividade mais ativa. A terapia ajuda a reduzir a dor e o estresse, inclusive melhorando a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. O terapeuta usa pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, e realiza pressão, compressão e alongamento no corpo do paciente.
Outra massagem asiática, a nuru é feita com um ou mais massagistas, nus e cobertos com uma loção de massagem incolor e inodora, que se esfregam contra o corpo do cliente. Proporciona benefícios para a saúde e o bem-estar, relaxa a musculatura e desintoxica o organismo,
A massagem tântrica, por sua vez, leva ao praticante diversos benefícios, por meio do autoconhecimento para o despertar da sexualidade e da resolução de bloqueios emocionais. Ela amplia a sensibilidade, expande e intensifica a sensação orgástica, levando em consideração o corpo em seus pontos vitais, que são ativados durante a massagem corporal por meio de uma leve pressão de pontos específicos.