Perfuratrizes distribuídas pelo Governo beneficiam produtores de Vilhena; instalação de poços vai favorecer irrigação de pastagem

Perfuratrizes distribuídas pelo Governo beneficiam produtores de Vilhena; instalação de poços vai favorecer irrigação de pastagem

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a prefeitura municipal de Vilhena, iniciou na última quarta-feira (7) a perfuração de um poço tubular profundo para atender propriedades rurais da região. A ação foi possível graças as sete máquinas perfuratrizes (maquinários específicos para perfuração de poços tubulares) que estão sendo distribuídos para os municípios mediante a execução de convênios, junto às prefeituras municipais.

 

A ação garante tranquilidade ao produtor no cultivo de suas plantações e serviços de irrigação. Serão atendidos os municípios de Theobroma, Itapuã, Guajará Mirim, Cujubim, Porto Velho, Candeias do Jamari e Vilhena.

 

A perfuratriz foi entregue ao município de Vilhena, por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que irá gerar uma economia de mais de 11 mil reais aos produtores beneficiados. A equipe da Seagri, acompanhada por um geólogo do Estado, tem acompanhado a execução do trabalho, oferecendo suporte técnico, além de dar andamento aos trâmites da documentação por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

 

Para ser beneficiado com o poço, o produtor deve cumprir todas as exigências solicitadas pela Secretaria Municipal de Agricultura Vilhena (Semagri), e a aprovação varia de acordo com a análise do geólogo que verificará as condições e licenciamento ambiental, além de dar prioridade a famílias que estejam cadastradas nos Programas “Balde Cheio” ou “Plante Mais”, voltados às famílias do campo.

 

A princípio, cerca de 200 poços serão perfurados no município de Vilhena. O secretário Padovani destaca que “a ação das perfuratrizes irá beneficiar as pequenas propriedades rurais, ofertando melhor qualidade de vida, condições de trabalho, aumento da produção e consequentemente o aumenta da renda das famílias rurais, além de ofertar suporte ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

 

 

A ação garante tranquilidade ao produtor no cultivo de suas plantações e serviços de irrigação

 

O geólogo Cleudson Eduardo acompanhou a perfuração dos poços e aproveitou para coletar análises do solo, uma vez que o município de Vilhena conta com o seu abastecimento de água totalmente realizado pelo aquífero Parecis, sendo de suma importância o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas.

 

A primeira família a ser beneficiada com o poço foi à família da dona Alice Bernadete Zaleski Villani que trabalha com produção leiteira e fabricação de queijos. Antes, a propriedade de dona Alice era abastecida com água do poço artesiano da associação que ela faz parte. Com a perfuração do poço particular, outras famílias poderão utilizar a sua vaga pelo abastecimento fornecido pela associação.

 

“É uma alegria inexplicável. Ter água é tudo. Trabalhamos com o Projeto Balde Cheio e na época da seca esse poço vai nos ajudar bastante no quesito de irrigação, sem citar a qualidade que teremos para o nosso consumo. Hoje, não teríamos condições financeiras para custear um poço particular.”