PAA distribuiu mais de 40 toneladas de alimentos em julho, na capital

PAA distribuiu mais de 40 toneladas de alimentos em julho, na capital

Porto Velho, RO - O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) instituído pelos governos federal e estadual com o objetivo de estimular a produção da agricultura familiar e ajudar na complementação alimentar de famílias carentes, faz com que produtores enquadrados nesse modelo e inscritos no PAA tenham a garantia de comercialização do que produzem (hortaliças, mandioca, frutas, etc), por meio de recursos do Governo Federal e também do Governo Estadual.

A gestão do processo está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme proposta apresentada pelo prefeito Hildon Chaves e aprovada pela gerência da Emater, antes responsável pelo processo de seleção, transporte, distribuição e pagamento dos alimentos adquiridos. Agora, a Emater gerencia apenas a questão financeira.

O titular da Semagric, Luiz Cláudio Pereira, o Luis Cláudio da Agricultura, diz que o PAA é uma das principais ferramentas de incentivo ao pequeno produtor porque assegura que toda a produção, por menor que seja, tenha venda garantida.

O processo de aquisição de alimentos acontece toda segunda e terça feira. Na segunda a compra e distribuição é no Porto Verde, marginal da BR 364, e atende os produtores do entorno. Nas terças o evento acontece na Feira do Produtor e reúne pequenos produtores das comunidades do Médio Madeira, Cujubim, Aliança, Itapuã, Bom Será, Brasileira, Curicaca, Joana D’Arc e setor chacareiro da zona leste.

“Como se trata de produtos perecíveis, o processo de aquisição e distribuição é simultâneo”, informam os coordenadores da Semagric, Rubens Nogueira e Joana D’Arc. Tudo que é comprado dos agricultores através do PAA estadual e federal é distribuído para famílias carentes, através de associações e entidades filantrópicas previamente cadastradas.

“Hoje temos 26 entidades cadastradas e elas atendem mais de cinco mil dfamílias. No mês de julho a Semagric distribuiu 40 toneladas de alimentos de alta qualidade, garantindo a segurança alimentar de milhares de famílias carentes”, informou o titular da Semagric, Luiz Cláudio.

Pesca Esportiva