Óculos de grau gatinho: quem pode usar?

Óculos de grau gatinho: quem pode usar?

O modelo de óculos de grau feminino ou de sol consagrado dos anos 60, está muito requisitado e na moda novamente em nossos dias atuais, conhecido como óculos gatinho, devido às suas pontas acentuadas, que se remetem aos olhos de gato. Todas as mulheres podem utilizar óculos de grau gatinho, porém, isso não quer dizer que todos os rostos combinam com esse modelo de armação.

Mulheres que possuem o rosto mais fino e alongado acabam combinando mais com esse estilo de armação, pois seus traços são mais delicados, deixando todo o rosto, mesmo com os óculos, em uma boa harmonia. Isso ocorre porque muitos acessórios conseguem complementar as características de uma pessoa, e os óculos fazem isso por serem bem marcantes. 

A seguir, daremos algumas dicas de como usar esse estilo de óculos com os diferentes formatos de rosto, para que qualquer mulher consiga optar pela melhor armação para seu rosto, e ficar satisfeita com o visual que garante com uma armação estilosa. 

Modelos de óculos gatinho clássicos

Os modelos dos óculos de grau gatinho são encontrados em armações mais flexíveis e básicas, geralmente de cores mais neutras e materiais simplificados.

Atualmente, essas armações que são inspiradas no estilo retrô e combinam com mulheres elegantes, que não largam um salto alto, e possuem um estilo de vida executivo, pois esse tipo de óculos passa um ar sexy, porém sério ao mesmo tempo, dando mais cara de sofisticação a quem utilizar esse modelo. 

Modelos de óculos gatinho modernos

O modelo de óculos gatinho ganhou várias interpretações diferentes, tornando-se cada vez mais adaptáveis em diferentes estilos e rostos. É possível encontrá-lo com cores vibrantes e em variações estampadas.

Com a modernidade junta a essa armação retrô, foram criados modelos de óculos de grau infantil de gatinho, modelos menores e mais delicados para mulheres de rostos pequenos, e até armações bem finas e discretas, dando um ar minimalista ao acessório.

Seguindo formatos de rostos

Quando alguém quer investir em um novo modelo de óculos, nesse caso a armação gatinho, é se esse tipo de armação combina ou não com determinado formato de rosto. Veja algumas particularidades dos formatos de rosto em relação ao óculos de grau gatinho, de forma que possa facilitar sua decisão: 

  • rosto redondo: os óculos com o estilo gatinho para rostos arredondados precisam ser mais grossos e mais inclinados, como forma de elevar o semblante da pessoa, criando mais contornos no rosto;

  • rosto quadrado: os óculos de grau gatinho não são tão recomendados para esse formato de rosto, porém, caso queira muito, procure por armações mais arredondadas e sem muito puxado na parte do gatinho do óculos;

  • rosto oval: o rosto oval tem um equilíbrio a mais em suas proporções, e isso garante que pessoas com esse formato de rosto fiquem bem com a maioria das armações, sejam grandes ou pequenas, chamativas ou mais delicadas;

  • rosto triangular: Para esse formato de rosto, a armação gatinho combina se suas pontas forem bem chamativas, isso traz equilíbrio para quem possui o queixo mais evidente.