O senador Acir Gurgacz recebeu o vereador em seu gabinete e articulou as assinaturas de apoio com toda a bancada rondoniense no Congresso

O senador Acir Gurgacz recebeu o vereador em seu gabinete e articulou as assinaturas de apoio com toda a bancada rondoniense no Congresso

Porto Velho, RO - O vereador Aleks Palitot esteve em Brasília onde, na manhã de quarta-feira (27), se reuniu com o senador Acir Gurgacz e a deputada federal Silvia Cristina para tratar do movimento de valorização dos estudantes de nosso estado, com o “Bonifica Unir”. O pleito se refere a bonificação das vagas para a seleção de estudantes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que sejam residentes em Rondônia há mais de dez anos. Estiveram presentes ainda a diretora geral da MedQuim, Elis Ortiz, e o representante dos estudantes, Pedro Neves. “Como ativista desta causa, vejo o movimento com bons olhos, muitos dos estudantes aprovados no vestibular do Curso de Medicina são de outros estados e, após concluírem o curso voltam para suas cidades de origem, algo muito normal, porém visitando as unidades de saúde verificamos a falta destes profissionais em nossa cidade”, explica o vereador.

Para o senador Acir Gurgacz, os estudantes rondonienses estão em desvantagem, já que a maioria das vagas nessa academia de Medicina são ocupadas por estudantes de outras regiões do país. “A causa tem um significado importante para os estudantes, já que trata se de uma valorização justa dos mesmos e um retorno para a sociedade em geral, com os formandos prestando serviços de saúde no sistema público logo no início de suas carreiras profissionais. Faltam médicos nos postos de saúde e o Bonifica Unir pode amenizar esse problema”, enfatizou. 

Palitot mencionou que a falta de médicos é um buraco sem fim porque não há quantitativo suficiente para atender a população. “Estou hoje acompanhado de Elis Ortiz, gestora do curso MedQuim, em Brasília, e conversando com parlamentares da nossa bancada para tentar dar um salto nessa causa. Quem estuda na UNIR deve dar um retorno à população trabalhando em nosso sistema de saúde, sim”, afirmou o vereador.

Para a deputada federal Silvia Cristina, é preciso haver equilíbrio e uma sensibilização por parte da direção da Unir porque se está falando em saúde. “A formação de acadêmicos que residem em Rondônia vai garantir mais médicos em UPAs e hospitais de emergência na Capital e Interior”, justificou a parlamentar. Após a reunião, o senador Acir articulou as assinaturas de todos os deputados federais e senadores de Rondônia para o ofício a ser encaminhado a reitoria da Universidade Federal de Rondônia.