O problema crescente da Quarentena nas favelas

O problema crescente da Quarentena nas favelas

Se por um lado foi aconselhado que os moradores das favelas pudessem ao máximo se manter em quarentena, por outro a renda desses moradores está descendo muito devido a essa medida de segurança contra a propagação do COVID-19.

Em uma altura em que o COVID-19 está se alastrando cada vez mais no Brasil, fazendo com que a resposta dos Hospitais esteja sendo cada vez mais lenta e limitada, o risco de pobreza que se está vivendo nas favelas brasileiras é motivo de uma enorme preocupação por parte das autoridades.

Caso a quarentena seja obrigatória e o vírus continue se espalhando ao ritmo atual, uma crise econômica no país seria quase certa, já para não falar de uma crise social que todo esse impacto iria provocar a curto e médio prazo.

Moradores da favela já sentem os cortes em suas rendas

Mesmo tendo o COVID-19 apenas chegado há poucas semanas a território brasileiro, a verdade é que as rendas dos moradores da favela já estão sendo reduzidas significativamente.

Em várias entrevistas dadas recentemente, a grande maioria dos moradores de favela confessam que precisam de trabalhar e de suas rendas para conseguirem sobreviver. Também grande parte dos entrevistados garante que passará fome, caso essa quarentena continue por muito tempo.

Se estima que cerca de 86% dos moradores de favela não terá dinheiro para comprar bens essenciais como comida, caso suas rendas continuem sendo afetadas desse jeito nas próximas semanas ou meses.

O que poderá ser feito para combater essas condições de pobreza?

Como resposta ao que poderá acontecer nas favelas nos próximos tempos, e quando o problema do Coronavírus não for extinto, é que medidas de ajuda históricas terão que ser implementadas.

Vários estudos recentes garantem que, caso as rendas não possam ser garantidas, as favelas terão que ter abastecimento diário, de forma a garantir que as famílias possam estar alimentadas durante esse período de quarentena.

Uma proposta que possa isentar os pagamentos de luz, água ou eletricidade, para os próximos 4 meses, também poderá ser uma boa medida para conseguir travar esse aumento de pobreza e de condições desumanas que essa paragem forçada iria provocar nas favelas brasileiras.

Tentar evitar ao máximo o aumento do crime e do caos social

Sem dúvida alguma que, e tal como está acontecendo com outros países, como é o caso dos Estados Unidos, existem muitas dúvidas de como se poderá lidar com esta crise de saúde pública do melhor jeito possível.

Por um lado, caso ninguém fique em quarentena e a economia continue girando normalmente, existe um risco muito elevado de milhões de pessoas no Brasil ficarem contaminadas, levando a dezenas de milhares de mortes. Já para não falar do caos que se iria viver nos Hospitais.

Por outro, fica evidente que a economia terá que ser colocada em segundo lugar, sendo que garantir a saúde e o bem-estar da população deverá ser sempre a prioridade número um dos Governos e das instituições. No entanto, essa medida de quarentena poderá levar ao aumento do crime violento e da pobreza, pois o desemprego vai disparar e milhões de pessoas ficarão sem seus rendimentos, pelo menos durante esse período de quarentena.

Mundo do esportes se uniu para lutar contra o Coronavírus

Também nos esportes tudo está suspenso, não se sabendo ao certo como serão pagos também os salários milionários dos jogadores de futebol, por exemplo. Esportes grandes no Brasil como o voleibol, basquete e claro o futebol estão com todas as provas suspensas, não se sabendo ainda como a temporada vai ser concluída.

Porém, todos os grandes esportes mundiais estão se sacrificando para poderem ajudar ao máximo na luta contra o COVID-19. Cada vez mais times estão disponibilizando seus estádios e instalações para que os profissionais de saúde possam ter as melhores condições possíveis para lutarem na linha da frente contra esse vírus.