O governo adota uma regra para liberar exportações não tradicionais

O governo adota uma regra para liberar exportações não tradicionais

Porto Velho, RO - O Ministro do Desenvolvimento Produtivo, Wilfredo Rojo, anunciou que em dez dias o Governo promulgará uma norma que liberará exportações e projetos não tradicionais e que essa norma gerará um benefício aproximado de US $ 500 milhões na gestão da Bolívia em 2020.

Rojo se referiu às conseqüências produtivas que o país sofreu com a restrição à exportação, que foi estabelecida pelo governo do MAS em 2008, situação que gerou uma perda para o Estado de US $ 1.580 milhões em 2012 e cerca de 4.800 milhões até o momento ( desde 2008).

“É um desejo desde 2008, queremos liberar a questão das cotas de exportação. (Com o lançamento) Garanto-lhe que, até o final do ano, no próximo ano de 2020, pelo menos teremos cerca de US $ 400 a 500 milhões a mais em exportações de produtos não tradicionais ”, disse Red durante uma  entrevista no Programa 'What a week', que vai ao ar todos os sábados na rádio THE DUTY Radio.

Ele acrescentou que outra questão que está sendo trabalhada é a liberação do uso de transgênicos na produção de petróleo, a fim de obter maiores rendimentos. 

“Nós já comemos milho GM porque o importamos da Argentina e do Brasil. Há chances de que nossa produção de soja, próxima a 2 toneladas, possa chegar a 2,50 (com o uso de transgênicos).  E no milho, em vez de ter 3 toneladas, podemos chegar a 7 toneladas. Já concordamos, o Ministro do Desenvolvimento Rural e Terras fará o anúncio, mas discutimos, dissemos que faremos isso, temos que fazer isso e pelo menos a conversa é que podemos fazê-lo ”, acrescentou.