O dia 30 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

[email protected]

SALVE DIA 30 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA:

1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, tendo como presidente Marcelino de Oliveira.  

1948 - O governador do Território, Frederico Trotta, assina o decreto 66, criando um Posto de Puericultura em Porto Velho

COMEMORA-SE:

Dia da Secretária, Dia do Tradutor, Dia do Jornaleiro, Dia da Navegação, Dia da Bíblia católica. Católicos lembram São Jerônimo, São Gregório, São Francisco de Borja e São Simão.

FATOS:

 420 – Morre Hierônimo Stridon, tido como Tradutor da Bíblia.

1791 – Estreia “A Flauta Mágica”, uma das últimas obras de Mozart.

1846 - A anestesia é aplicada, pela primeira vez no mundo, para a extração de um dente molar, por seu descobridor Thomas Morton.

1919 – Nasce Abelardo Barbosa, o Chacrinha, o grande show-men de televisão brasileira.

1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel.

1937 – O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen, documento falso  que citava uma conspiração comunista para tomar o poder.

1955 -  Morre James Dean, ator norteamericano que pode ser considerado o “pai” da juventude transviada.

1957 – Criada a Rede Ferroviária do Brasil.

1968 – Morre o jornalista Séergio Porto, colunista do “Pasquim” com o pseudônimo “Stanislaw Ponte Preta”, autor do livro “Febeapá – onde satirizava o movimento militar de 1964.

1988 – Nos Jogos Olímpicos de Seul, O judoca Aurélio Miguel ganha a primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas..

2005 — Caricaturas polêmicas de Maomé são impressas em um jornal dinamarquês, gerando uma ação de muçulmanos matando vários jornalistas. 

FOTO DO DIA:

Dia Nacional do Jornaleiro, uma atividade ligada ao jornalismo, que praticamente desapareceu com a queda de circulação dos jornais impressos, mas que durante mais de um século, foram grandes propagadores do que acontecia no mundo. Em Porto Velho a figura do “gazeteiro” aparece nas ruas em 1976 quando foi lançado o jornal a Tribuna que arregimentou uma dezenas de garotos que saíam pela cidade oferecendo o “jornal dos Rocha”, referência ao patriarca da família, Joaquim Pereira da Rocha cujo filho Rochilmer era o diretor da Tribuna.