O dia 28 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 28 de setembro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM  DIA 28 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA:

1989 – O Presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado Osvaldo Piana, promulga a segunda Constituição do Estado. A  primeira foi em 1983.

COMEMORA-SE:

Dia Mundial contra a Raiva Animal. Dia do Anunciante. Católicos lembram Santa Eustóquia, São Lourenço I e São Venceslau.

•    FATOS:

1871 -  A princesa Isabel assina a Lei do ventre Livre, que considerava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data.

1885 — Lei dos Sexagenários libertação de todos os escravos com mais de 60 anos.

1889 — A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) define o comprimento de um metro.

1895 — Morre o cientista francês  Louis Pasteur.

1905 — A Teoria da Relatividade de Einstein é publicada no Annalen der Physik.

1928 – Alexander Fleming obsereva um grupo de mofo que mata bactérias em seu gabinete, iniciando aí o estudo sobre a penicilina.

1951 - A CBS disponibiliza os primeiros televisores em cores para venda, mas o produto é descontinuado menos de um mês depois.

1958 — Karol Wojtyla (futuro papa João Paulo II) é ordenado bispo em Cracóvia.

•    FOTO DO DIA:

Promulgação da II Constituição do Estado , 28 de setembro de 1989, elaborada por determinação da constituinte federal de 1988. Rondônia tivea sua primeira Constituinte em 1983. A de 1989 foi presidida pelo deputado Osvaldo Piana, que fora 1º secretário da Constituinte anterior, como os deputados Amizael Silva (relator da duas), Silvernani Santos, Manoel Messias, José do Prado e Heitor Costa. Na foto, Piana (ao centro), entre o presidente do Judiciário desembargador Aldo Castanheira e o prefeito de Porto Velho Chiquilito Erse. Em 1990 Piana sereia eleito o primeiro rondoniense governador do Estado.