O dia 28 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 28 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

28.6 – BOM DIA!  e último domingo deste mês.

RONDÔNIA:

Em 1915 – Em Porto Velho o prefeito Guapindaia de Souza Brejense inaugura o Cemitério dos Inocentes.

1963 - O médico-veterinário Ari Marcos da Silva assume o governo do Território de Rondônia. Mandou fazer o primeiro tombamento dos prédios públicos territoriais e em sua gestão de cinco meses foram iniciados os estudos visando ao aproveitamento energético da Cachoeira Samuel, no Rio Jamari.

COMEMORA-SE:

Dia da Renovação Espiritual. Católicos  lembram São Paulo I e Santo Irineu, chamado “chamado Zelador do Testamento de Cristo”    

FATOS:

1712 - Nasce o filósofo francês Jacques Rosseau, um dos principais influenciadores da formação do pensamento político e educacional moderno.  

1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone.

1859 — A primeira exposição de cães é realizada em Newcastle upon Tyne, Inglaterra.

1913 — Morre Manuel Ferraz de Campos Sales, quarto presidente brasileiro.

1914 — O arquiduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria e sua esposa Sofia são assassinados em Sarajevo; este é o casus belli da Primeira Guerra Mundial.

1919 - É assinado o Tratado de Paz de Versalhes, dando fim à Primeira Guerra Mundial .

1930 – Nasce em Salvador Itamar Augusto Cautiero Franco, presidente que implantou em 1994 o Plano Real.

1945 — Raul Seixas, cantor e compositor brasileiro.  

1972 — O Congresso Nacional aprova a criação da empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras).

1997 - O lutador de boxe Mike Tyson morde e arranca um pedaço da orelha de Evander Holyfield, no terceiro assalto de uma luta.

FOTO DO DIA:

Presídio de Santo Antonio, localizado na ilha do mesmo nome, no Rio Madeira. A área tem pouco mais do que um hectare e no auge do verão o acesso é possível a pé, caminhando sobre as pedras, logo depois da igrejinha. A ilha é repleta de mistérios: tem história de fantasmas? Tem e também de presidiários sanguinários. Moradores das vizinhanças garantem que lá está enterrado o tesouro do temido Curicão, um garimpeiro que foi condenado pelos seus terríveis crimes. Em 2008 na ilha, cujo presídio já estava desativado, foi instalada a hidrelétrica de Santo Antonio, e compõe  sistema nacional de energia elétrica.