O dia 15 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 15 de janeiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

ERRATA: Na edição de ontem citei que o presidente Ernesto Geisel tomara posse em 2000. Assumiu em 1975. Grato à leitora Sílvia.

BOM DIA 15 DE JANEIRO!

RONDÔNIA

Em 1942 – O 2º tenente reformado da Marinha, Emiliano de Melo Sampaio, instala em Porto Velho a Agência da Capitania dos Portos à Rua Barão do Rio Branco 534, depois instalada na Rua Henrique Dias.  Em 1949 – O governador Joaquim de Araújo Lima inaugura sede administrativa da ferrovia Madeira-Mamoré. Mais tarde o local passou a ser conhecido como “Prédio do Relógio”. Em 2019 passou a ser a sede da prefeitura de Porto Velho.

COMEMORA-SE


Dia Mundial do Compositor e Dia do Adulto. Católicos lembram Santo Amaro, São Paulo Eremita e São João Calibita. 

FATOS


1622 – Nasce Jean-Baptiste Poquelin, nome artístico Molière, grande nome do teatro francês e com influência no resto do mundo na arte cênica.

1699 — Sancionada por Pedro 2.º de Portugal a Carta Régia que cria o Instituto Militar de Engenharia do Brasil.

1892 — James Naismith publica as regras do basquetebol.

1915 – Nasce Maria Lenk, nadadora, primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, em 1932.

Em 1918 nasce João Baptista de Figueirredo, 30º presidente brasileiro e o último do período iniciado em 1964.  

1929 — Nasceu Martin Luther King Jr, líder pacifista que lutou contra o racismo e pelos direitos civis nos EUA.

1962 — Papiro de Derveni, o manuscrito sobrevivente mais antigo da Europa datando de 340 a.C., é encontrado no norte da Grécia.

1989 — No Brasil, o Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega lança o Plano Verão e uma nova moeda no país: o cruzado novo.

1985 - Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde 1964. Tancredo não assumiu o cargo por problemas médicos e o vice José Sarney tomou posse.

2001 - Lançamento da Wikipédia, uma enciclopédia livre de conteúdo wiki. 2001 - Primeiro voo da Gol Transportes Aéreos.


FOTO DO DIA

Inaugurado em 1980, no período de efervescência política de criação do Estado, o jornal Estadão do Norte ganhou muito espaço com uma política agressiva e disseminação da circulação em todas cidades de Rondônia. Lançado pelo empresário Mário Calixto, o Estadão teve em seus quadros nomes importantes do jornalismo rondoniense, como o editor Antonio Queiroz, o colunista político Paulo Queiroz, o repórter Montezuma Cruz e outros. Seu último editor foi o jornalista Leivinha Oliveira, na primeira metade da década de 2010.