O dia 08 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 08 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 8 DE ABRIL!


RONDÔNIA 

Em 2011 – Começa em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, realizado pelas Academias de Letras de Rondônia e Academia Guajaramirense de Letras, com participação da Academia Acreana de Letras e da Sociedad de Escritores de Bolívia.

 


 COMEMORA-SE

Dia Mundial de Combate ao Câncer,  Dia Nacional do Sistema Braille, Dia da Natação, do Correio (Brasil), Dia Mundial da Astronomia. Dia Internacional dos Ciganos. Católicos lembram São Dionísio, São Perpétuo Santo Alberto e Santa Júlia Biliart. Judeus começam a festa do Pessach (passar por cima ou passar por alto) é a "Páscoa judaica", conhecida "Festa da Libertação". 

 


FATOS

1719 – Fundação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a partir de 1935 capital de Mato Grosso.

1741 — Nasce Basílio da Gama, poeta brasileiro, patrono da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras.  

1820 — A Vênus de Milo é descoberta na ilha de Milos.

1911 - Descoberta da supercondutividade pelo físico Heike Kamerlingh Onnes.

1954 – O Decreto n.° 34.347, regulamenta o Conselho Nacional de Saúde.  

1959 -  A Organização dos Estados Americanos aprova a criação do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

1973 — Morre Pablo Picasso, pintor autor do clássico cubista Guernica. 

 


FOTO DO DIA


2010 – Em Guajará-Mirim, realização do I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, participação de escritores e produtores culturais de Rondônia, Acre e Bolívia, realizado pelas academias de Letras de Rond|ônia e Guajaramirense de Letras, apoio do campus da Unir, palestras em português e espanhol, além de apresentações de TCCs por alunos da Unir. A música e a poesia foram destaque durante o evento. Na abertura, o professor Gaby Cuéllar, de Guayaramerin e o advogado Simão Salim declamaram poesias, Salim, aplaudido de pé pela plateia, quando declamou Catulo da Paixão Cearense em “A Flor do Maracujá”. Na foto acadêmicos Matias Mendes, William Martins, Paulo Saldanha e Tereza Chamma (Coluna Ciro Pinheiro/jornal Alto Madeira).