Rondônia recebe mais 4.680 doses de vacina contra covid-19; novo lote vai atender aeroportuários

Rondônia recebe mais 4.680 doses de vacina contra covid-19; novo lote vai atender aeroportuários

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu nesta quinta-feira (3) do Ministério da Saúde (MS) mais 4.680 doses da vacina Pfizer. Com essa já são 28 remessas recebidas no Estado. A ação faz parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

De acordo com o diretor-executivo da Agevisa, Edilson Batista, os imunizantes serão destinados para a 1ª dose das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, e também trabalhadores do transporte aéreo. Ele explicou ainda que em Rondônia, a decisão adotada pela comissão bipartite, envolvendo Estado e municípios, e com posição favorável da Agevisa, é de imunizar todas as gestantes e puérperas, independente de comorbidades, devido à constatação da alta vulnerabilidade desse público a covid-19.

O coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, reforçou que a vacina Pfizer é segura para gestantes e puérperas. ‘‘Não existe contra-indicação e pode ser aplicada em qualquer período gestacional. Já foram vacinadas com esse imunizante mais de 100 mil gestantes nos Estados Unidos e nenhuma delas apresentou evento adverso’’.

Novo lote será distribuído para 29 municípios que manifestaram o interesse de receber as doses

DISTRIBUIÇÃO

O novo lote será distribuído para 29 municípios que manifestaram o interesse de receber as doses. O coordenador comentou que foi solicitado dos municípios que enviassem a necessidade de doses, conforme a capacidade de aplicação no período recomendado, que no início era de três dias após distribuição a eles.

‘‘Fizemos reunião com eles e apresentamos as especificidades da vacina e responderam à solicitação por meio de documento. Mas, essa semana tivemos a notícia que o prazo para administração da vacina  será estendido para 28 dias, e com isso esperamos que a adesão chegue aos 52 municípios’’, afirma Ivo Barbosa.

Conforme o diretor-executivo da Agevisa, do novo lote serão 1.140 doses para a Regional de Saúde de Ji-Paraná, 1.404 para a Regional de Cacoal, 450, para a Regional de Ariquemes, 492,  para a Regional de Rolim de Moura, 216 e 978 para a Regional de Porto Velho.

Com essa remessa, Rondônia já recebeu 679.498 doses de vacinas contra a covid-19. Foram entregues 331.308 doses de CoronaVac, 322.450 de AstraZeneca, e 25.740 de vacinas da Pfizer. A responsabilidade pela aplicação da vacina na população é das prefeituras.