Rondônia recebe 62 mil unidades de testes rápidos para Covid-19 de organização internacional especializada em Saúde

Rondônia recebe 62 mil unidades de testes rápidos para Covid-19 de organização internacional especializada em Saúde

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu esta semana 62 mil testes rápidos de antígenos, para reforçar o diagnóstico de Covid-19 no Estado. O material foi doado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o Ministério da Saúde.

O Secretário da Sesau, Fernando Máximo, agradeceu o apoio e destacou a importância dos insumos nesse momento. “É com alegria que recebemos esses testes doados pela Opas em benefício da Saúde Pública de Rondônia. Esses testes são de extrema importância para o diagnóstico de mais rondonienses’’, enfatizou.

O município de Porto Velho recebeu 12 mil unidades de testes rápidos

A doação faz parte de uma série de ações que a organização internacional está desenvolvendo em prol dos países da América Latina para maior identificação de pessoas infectadas pela Covid-19. Segundo a Opas, os testes rápidos de antígenos são mais precisos para determinar se alguém está infectado no momento, ao contrário dos testes rápidos de anticorpos, que em alguns casos fornecem um resultado negativo durante os estágios iniciais da infecção.

A secretária adjunta de Saúde de Porto Velho (Semusa), Marilene Penatti, agradeceu a entrega dos testes e ressaltou que o momento é de conscientização. “Quero agradecer a Opas e ao secretário de Estado da Saúde por mais esse apoio’’, frisou.

Fernando Máximo reforçou ainda, que a população adote todas as medidas de segurança e prevenção, visando a diminuição de casos. “Essas novas cepas identificadas em Rondônia são mais transmissíveis, por isso mantenha o distanciamento social, evite aglomerações e use máscaras e álcool em gel”, concluiu.