Rondônia inicia aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Rondônia inicia aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Porto Velho, RO - A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) distribuiu 45.793 vacinas CoronaVac (Butantã) para serem aplicadas em pessoas previstas na primeira fase da campanha e que receberam a primeira dose do imunizante. Municípios do Estado de Rondônia iniciaram, nesta semana, a segunda dose da vacinação contra a Covid-19. Até esta quinta-feira (18), mais de 150 pessoas receberam a aplicação da segunda dose.

Foram imunizados, com a segunda dose, 151 profissionais da Saúde. Os dados podem ser conferidos e acompanhados no Painel Covid, além de serem expostos diariamente no Boletim Diário sobre Coronavírus em Rondônia e no Relatório de Ação elaborado pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI), do Governo do Estado.

Até o momento, constam no sistema, registros de vacinação de profissionais da Saúde que atuam nos municípios de Cacoal, Alta Floresta do Oeste, São Miguel do Guaporé, Itapuã do Oeste e Cujubim.

Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agevisa lembra da importância da inserção dos dados no sistema, para que os resultados expressem a realidade que os municípios desenvolvem na prática. “Os formulários são preenchidos manualmente no primeiro momento e, na sequência, são informados no Painel Covid”, explica.

“Sabemos da dificuldade que as equipes de Saúde enfrentam ao mesmo tempo para atuar em plena pandemia na prática, e também prestarem contas dos dados, mas é extremamente importante que sejam lançados no sistema, para prestarmos contas à  sociedade e aos órgãos fiscalizadores que acompanham a imunização”, reforça Ana Flora.

Em Rondônia foram distribuídas 58.793 vacinas para que os municípios procedam a primeira dose e 45.793 vacinas para a segunda dose. A diferença de 13 mil vacinas, entre as doses entregues para as duas fases, corresponde à segunda dose da AstraZeneca, que ainda será enviada pelo Ministério da Saúde e deve ser aplicada três meses após a primeira dose. Até o momento, 38.478 pessoas foram vacinadas no Estado.