Rio Madeira está sendo monitorado em época de seca para evitar acidentes de navegação

Rio Madeira está sendo monitorado em época de seca para evitar acidentes de navegação

Porto Velho, RO - Um Plano de Monitoramento Hidroviário (PMH) do Rio Madeira está sendo realizado pelo DNIT monitorar as condições de navegação e atualizar as principais informações de profundidade ao longo do canal navegável do rio. É a partir desses dados que são realizados estudos para planejar intervenções na hidrovia como sinalização, dragagem e decorragem.

O PMH do Rio Madeira foi contratado no primeiro semestre de 2021 e dividido em três lotes: o primeiro fica entre Porto Velho (RO) e Humaitá (AM) e tem extensão de 245 km; o segundo fica entre Humaitá (AM) e Auxiliadora (AM), com 250 km de extensão; e o terceiro fica entre Auxiliadora (AM) e a foz do rio Madeira, com 568 km de extensão.

No lote 1, já foram instaladas quatro estações fluviométricas e os marcos geodésicos (pilares de concreto com coordenadas geográficas precisas). Atualmente, estão em execução os levantamentos batimétricos margem a margem, sendo que as medições de vazão - com o uso de equipamentos ADCP - e a coleta de amostras de sedimentos em suspensão e leito também já estão finalizadas. O término desta etapa, chamada primeira campanha de campo, está previsto para este mês.

Nos lotes 2 e 3, todos os marcos geodésicos já foram implantados, e as instalação de quatro estações fluviométricas estão previstas para este mês. A primeira campanha de batimetria de margem a margem foi finalizada em junho e, atualmente, as equipes trabalham na segunda campanha de levantamento batimétrico. Além disso, assim como na primeira campanha, está prevista a coleta de amostras de sedimento em suspensão e de leito.

PMH - O Programa de Monitoramento Hidroviário (PMH) tem como objetivo o monitoramento da situação das principais vias navegáveis brasileiras, ao longo de seu ciclo hidrológico, pelo período de cinco anos.

Por meio dos levantamentos, o programa pode proporcionar uma operação mais eficiente e segura das principais vias navegáveis e fomentar contratações com menor nível de incertezas, de maior eficiência e condizentes com as singularidades de cada uma das vias navegáveis.

Os serviços de monitoramento no Rio Madeira contribuem para o efetivo crescimento do modal hidroviário na matriz de transportes nacional. As equipes do DNIT trabalham para tornar a operação mais confiável e segura para os seus usuários, com reflexos positivos no transporte de cargas da região.

Hidrovia do Madeira - O Rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte, região que compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins. Ele permite o escoamento de safras pelo Rio Amazonas e seus afluentes da margem direita, que correm na direção sul-norte, dos cerrados do centro do país para a floresta Amazônica.

Pelo rio é feito o escoamento de produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e também de insumos como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho e Manaus. Também são transportados alimentos e produtos produzidos na Zona Franca de Manaus.